Inicial > Meio Ambiente > Notícias > Corte de árvore na Rua dos...

Secretaria de Município de Meio Ambiente

24/03/2017 27/03/2017 07h43m

Corte de árvore na Rua dos Andradas causa alteração no trânsito, nesta segunda-feira


De acordo com o Alvará para Licenciamento de Serviços Florestais (ALSF nº 93/2017), assinada por engenheiro florestal competente, a Tipuana está danificando o passeio público, levantando as lajotas, tensionando os fios de energia elétrica, prejudicando o

Interrupção no tráfego, entre Visconde de Pelotas e Antero Correa de Barros, deve ocorrer entre 8h e 12h30

 

A Prefeitura Municipal de Santa Maria comunica que, nesta segunda-feira (27), o trânsito na Rua dos Andradas, no trecho entre as ruas Visconde de Pelotas e Antero Correa de Barros, estará bloqueado das 8h às 12h30. A interrupção no tráfego de veículos será necessária para que servidores da Secretaria de Meio Ambiente realizem a supressão de uma árvore de grande porte, da espécie Tipuana, localizada em frente ao número 808. O corte foi solicitado pelos moradores e acatado pela Prefeitura, pois a árvore oferece riscos a pedestres e motoristas.

De acordo com o Alvará para Licenciamento de Serviços Florestais (ALSF nº 93/2017), assinada por engenheiro florestal competente, a Tipuana está danificando o passeio público, levantando as lajotas, tensionando os fios de energia elétrica, prejudicando o estacionamento junto ao meio fio e oferecendo riscos também às edificações próximas. 

 

ALTERAÇÃO NO TRÂNSITO DE VEÍCULOS E NO TRANSPORTE COLETIVO
Agentes da Coordenadoria Municipal de Trânsito Urbano (CMTU) estarão no cruzamento das ruas Andradas com Visconde de Pelotas, a partir das 7h30, orientando motoristas sobre a interrupção do tráfego no trecho. Os veículos que circulam pela Rua Visconde de Pelotas não poderão fazer a conversão à esquerda na Andradas. E os condutores que estiverem trafegando pela Rua dos Andradas não poderão seguir reto, devendo fazer a conversão à direita, na Rua Visconde de Pelotas.

As cinco linhas de ônibus que trafegam pela Rua dos Andradas, no trecho mencionado, sofrerão alteração em suas rotas. As linhas Carolina, São João, Vila Oliveira, Parque Riachuelo e Riachuelo, deverão dobrar na Rua Barão do Triunfo, descendo pela Rua Dr. Bozano até a Avenida Borges de Medeiros. De acordo com a Associação dos Transportadores Urbanos de Santa Maria (ATU), a partir do momento em que os agentes de trânsito liberarem o tráfego na Rua dos Andradas, os coletivos voltam a fazer o trajeto normal.

 

ENERGIA ELÉTRICA SERÁ DESLIGADA
Além da interrupção do trânsito, o abastecimento de energia elétrica na Rua dos Andradas e ruas ao redor será cortado. A RGE Sul comunica aos moradores que a luz deve ser restabelecida a partir das 12h30, horário previsto para o fim do serviço no local. A concessionária não soube precisar, até o final da tarde desta sexta-feira (24), quais ruas deverão ser afetadas pelo corte de energia, tampouco quantas quadras, na Rua dos Andradas, ficarão sem luz.

 

SAIBA MAIS
A Tipuana, árvore originária da Bolívia e Norte da Argentina e bastante utilizada na arborização urbana, possui copa frondosa e densa. Atualmente a espécie tem sido descartada para plantio em vias públicas, pois devido ao seu grande porte, capaz de atingir entre oito e 20 metros de altura, a Tipuana apresenta raízes agressivas à calçadas e vias, além de fragilidade em seu tronco, muitas vezes propício a quebras e cupins.

 

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial