Inicial > Educação > Notícias > Prefeitura emite ordem de serviço para...

Secretaria de Município da Educação

28/04/2021 28/04/2021 17h08m

Prefeitura emite ordem de serviço para reinício das obras da EMEI Monte Belo, em Camobi


Ariéli Ziegler

Creche irá atender a comunidade da Região Leste de Santa Maria 

A Prefeitura de Santa Maria emitiu a ordem de serviço para o reinício das obras da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Monte Belo, na Rua Dionélio Machado, no Bairro Camobi. A empresa vencedora da licitação, a KAJ Materiais de Construção Ltda., já iniciou os trabalhos no local com a limpeza da área. A ordem de serviço foi emitida na terça-feira (27). 

A creche, que irá atender a comunidade da Região Leste do Município, trata-se de um dos compromissos firmados pela administração do prefeito Jorge Pozzobom e do vice-prefeito Rodrigo Decimo junto à população. A obra chegou a começar em 2016, porém, pouco tempo depois, foi abandonada pela empresa que venceu a primeira licitação. Depois, ela ainda passou sem sucesso por outros dois processos licitatórios, um dos quais resultou deserto, e o outro foi vencido por uma empresa que não existia legalmente. 

“A retomada da construção das creches é uma grande conquista para a cidade e representa, acima de tudo, o respeito ao dinheiro público. As creches no Cipriano da Rocha e na Vila Brenner já são realidade. E, agora, a Monte Belo, que virá para suprir uma demanda de vagas na Educação Infantil que temos na Região Leste”, acredita Pozzobom. 

O secretário adjunto de Educação de Santa Maria, Marcio Andrei Carvalho, ressalta que a Prefeitura foi incansável na busca por soluções dos problemas burocráticos para que a EMEI Monte Belo finalmente fosse retomada e, de fato, finalizada. 

“A EMEI Monte Belo gerou uma expectativa muito grande da comunidade, visto que essa região da cidade não possui escolas públicas de Educação Infantil. Infelizmente, levamos mais de um ano somente para resolver os entraves que surgiram ao longo do caminho. Mas, agora, vamos conseguir entregar esse presente para a população”, conta Carvalho. 

Para a secretária municipal de Educação, Lúcia Madruga, o reinício das obras significa a coroação de um trabalho marcado pela persistência e pelo compromisso com o ensino de qualidade. 

“A nossa equipe não mediu esforços para que o projeto saísse do papel. Mais importante do que as paredes, são as vidas que serão transformadas dentro desse espaço”, alegra-se a secretária. 

O valor para a execução dos serviços de conclusão da EMEI é de R$ 2.844.443,56, que é custeado com verba do programa Proinfância, do Governo Federal, e recursos próprios da Secretaria Municipal de Educação. O prazo para a entrega da obra é de 240 dias consecutivos a partir da data de emissão da ordem de serviço. 

Estrutura

Depois de concluída, assim como outras creches que estão relacionadas ao Proinfância, a EMEI Monte Belo poderá oferecer até 112 vagas para turno integral ou 224 vagas para turno único (manhã ou tarde). Serão atendidas crianças na faixa etária de 0 a 5 anos e 11 meses. 

A estrutura terá espaços como sala de professores, almoxarifado, sanitários, rouparia, lavanderia, copa, vestiários, cozinha, lactário (higienização, preparação de mamadeiras e sopas e lavagem de utensílios), fraldário, área de repouso, solário (espaço para as crianças tomarem sol), sala de informática, sala de telefonia, pátio coberto e playgroud. O total de área útil é de 1.237,09 metros quadrados.

Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291)
Fotos: João Vilnei (Mtb: 18.086) e Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial