Secretaria de Município da Educação

26/04/2021

Prefeitura promove a 1ª Parada de Formação da Rede Municipal de Ensino de 2021 nesta quarta (28)


Arte: Gibran Carrazzoni/Prefeitura

Evento terá atividade de integração das escolas municipais e palestra online com o jornalista e poeta Fabrício Carpinejar

Com as mudanças na rotina devido à pandemia de coronavírus, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Educação, busca constantemente formas de manter as atividades do calendário da pasta. Assim, o evento “Paradas de Formação da Rede Municipal de Ensino (RME)” será todo virtual para garantir os protocolos de segurança. As “Paradas” ocorrem ao longo do ano e consistem no fato de que todos os professores e servidores da Rede “parem as aulas por um dia” e voltem suas atividades para a formação profissional e humana. O objetivo é aprimorar os processos técnicos e qualificar capacidades em vários aspectos da atuação profissional. A 1ª Parada de Formação RME de 2021 ocorre nesta quarta-feira (28).

Esta edição tem como tema "Presente com Afeto". A secretária de Educação, Lúcia Madruga, afirma que, com o cenário atual, a equipe da pasta percebeu a necessidade de ir além da formação profissional. Com isso, a 1ª Parada de Formação deste ano vai focar no cuidado com as pessoas.

“Olhar para além do profissional já era algo que trabalhávamos antes, mas, com essa pandemia, percebemos o quanto é preciso estarmos atentos à dimensão humana. Essa Parada da Rede Municipal é para ser uma acolhida, um momento de afeto, cuidado e carinho uns com os outros. Queremos tratar da educação para além do profissional, lembrando que são pessoas ali, com histórias e particularidades. Queremos focar no social, no emocional e nas formas de relação, sejam elas entre colegas, com as famílias ou com os alunos”, salienta Lúcia. 

A abertura da 1ª Parada é uma atividade online apenas para as escolas da Rede Municipal de Ensino e contará com a revelação de um amigo secreto virtual. Com essa dinâmica, a Secretaria de Educação pretende construir espaços de inter-relações entre os profissionais da educação, promovendo encontros virtuais que busquem criar espaços de diálogo e apoio entre as escolas da Rede Municipal de Ensino. 

A atividade ocorre na manhã desta quarta-feira pela plataforma Padlet, com apresentação dos presentes no “mural virtual”, para que todos os servidores da RME possam ter acesso. À tarde, cada escola promove suas atividades de formação e integração da equipe. 

Já o encerramento da 1ª Parada de Formação RME é uma palestra virtual do jornalista e poeta Fabrício Carpinejar, às 18h desta quarta, aberta a toda a comunidade escolar – servidores, alunos, pais e responsáveis. A transmissão será pelo Youtube do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Santa Maria (NTEM)

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Artes: Gibran Carrazzoni/Prefeitura
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial