Secretaria de Município da Educação

14/03/2020

Mais de 100 crianças começarão as aulas na recém-inaugurada EMEI Glaci Corrêa da Silva


Festa de apresentação das atividades e de recepção para a comunidade ocorreu na tarde deste sábado (14)

Os sentimentos de alegria e de persistência marcaram a cerimônia de inauguração da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Glaci Corrêa da Silva, no começo da tarde deste sábado (14). Mais de uma década depois, moradores da Vila Brenner, no Bairro Divina Providência, receberam da Prefeitura uma instituição de ensino moderna e com profissionais qualificados. O prefeito Jorge Pozzobom e o vice Sergio Cechin recepcionaram os pais e futuros alunos da escola, que começarão o ano letivo nesta segunda-feira (16).

“Em 10 anos, foi perdida a oportunidade de proporcionar educação para muitas crianças. Além disso, muitos pais deixaram de ter renda própria porque não tinham onde deixar seus filhos. O que não faltou para esta Administração Pública foi perseverança para destravar toda uma burocracia para a finalização desta obra”, afirmou o prefeito Jorge Pozzobom, acompanhado do diretor da EMEI, Luiz Augusto Franco de Moraes, e de toda a equipe que faz parte da instituição.

Para a secretária Lucia Madruga e para o secretário adjunto, Marcio Carvalho, presentes na cerimônia, a entrega para a comunidade é motivo de orgulho e satisfação.

“A escola está equipada para receber a todos da melhor forma possível. A estrutura é moderna e colorida, a equipe de profissionais é qualificada e a filosofia da escola é voltada para o desenvolvimento da autonomia, da criatividade, dos valores e das experiências. É motivo de muito orgulho fazer parte desta equipe da Prefeitura e poder ofertar tudo isso para esta comunidade”, declarou a secretária Lucia Madruga.

Ao todo, 102 alunos de 0 a 5 anos começarão as aulas nesta segunda-feira. Para isso, a EMEI Glaci Corrêa da Silva teve um investimento de cerca de R$ 1,9 milhão, com o processo licitatório iniciado em 2009. A construção começou em 2011, com recursos dos governos Federal e do Municipal. Após diversos revezes, foi abandonada, definitivamente, em 2014. Dois anos depois, a obra foi retomada. 

A instituição conta com 8 professores, 1 diretor e 1 coordenadora pedagógica, 1 auxiliar de serviços gerais, 1 merendeira e 8 estagiários de Educação Infantil. A estrutura é composta por sala de direção, sala de coordenação, sala de professores, sala multiuso, sala de lactário, sala de fraudário, cozinha, lavanderia, vestiário funcionários, banheiros masculinos, femininos e para funcionários, além de 4 salas de aulas.

GLACI CORRÊA DA SILVA

Familiares da professora que dá nome à EMEI participaram do ato. O neto Ricardo Stedile reforçou que Glaci Corrêa da Silva está onde sempre mais gostou, que é dentro de uma instituição de ensino. Falecida em 2013, a professora atuou nas escolas Fontoura Ilha, Bandeira Medina, CAIC Luizinho de Grandi, Altina Teixeira, Francisca Weinmann, Ione Parcianello e João da Maia Braga. A última onde lecionou foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Rejane Garcia Gervini, no Bairro Lorenzi. Na instituição, tornou-se diretora, com diversos trabalhos reconhecidos no Município, como na implantação do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Santa Maria.

A cerimônia de entrega da EMEF para a comunidade também contou com a presença do chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez, do coordenador geral do Gabinete de Governança, Alexandre Lima, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk, do secretário interino de Infraestrutura e Serviços Públicos, Wagner da Rosa, da secretária adjunta de Finanças, Michele Antonello, do secretário de Saúde, Guilherme Ribas, do secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, do adjunto da pasta, Rui Fabrin, do secretário de Estruturação e Regulação Urbana, José Antônio Gomes, da secretária de Meio Ambiente, Sandra Rebelato, do secretário de Gestão e Modernização Administrativa, Marco Mascarenhas, do secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves, e da Controladora Geral do Município, Carolina Lisowski.

Também presentes no ato, estavam os vereadores Admar Pozzobom, João Kauss e Luci Duartes, autora da lei que nomeia a escola Glaci Corrêa da Silva.

Texto: Manuela Vasconcellos (Mtb: 14.102)
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial