Secretaria de Município da Educação

16/08/2019 16/08/2019 15h17m

Escola Pedro Kunz é entregue, oficialmente, à comunidade após obras de reconstrução e remodelação


Prefeitura de Santa Maria firmou parceria com a Fundación Prosegur para reconstruir instituição

A comunidade do Passo das Tropas tem muito a comemorar. É que a Prefeitura de Santa Maria e a Fundación Prosegur inauguraram, na manhã desta sexta-feira (16), a obra de reconstrução da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pedro Kunz. Apesar dos 30 anos de existência e da qualidade do trabalho prestado às crianças e aos adolescentes, a instituição necessitava de uma reforma. Graças ao empenho do Governo do prefeito Jorge Pozzobom e do vice-prefeito Sergio Cechin, que firmaram uma parceria com a fundação espanhola, a escola foi totalmente reconstruída para garantir um ensino ainda mais abrangente e qualificado aos estudantes.

A reconstrução foi feita pelo Projeto Piecitos Colorados, desenvolvido pela Fundación Prosegur, braço social e cultural do Grupo Prosegur. A escola foi escolhida após análise técnica e estudo de documentação jurídica, sendo a oitava no país a ser contemplada pelo projeto.

O prefeito Jorge Pozzobom, o vice-prefeito Sergio Cechin, a secretária de Educação, Lúcia Madruga, e a diretora da instituição, Tânia Maria Soares Moreira, eram só sorrisos nesta sexta-feira. E não é para menos. A antiga estrutura da Pedro Kunz era totalmente de madeira, com pequenas salas e infraestrutura não apropriada para atender aos mais de 90 estudantes e dar condições de trabalho aos professores.

“A escola está linda, moderna e adequada. O nosso Governo luta por uma Educação ainda mais qualificada e busca, por meio das parcerias, iniciativas como essa, em que uma escola foi totalmente reconstruída. Quem ganha é a cidade, são as crianças, são os nossos professores”, destacou o chefe do Executivo.

O Piecitos Colorados tem como objetivo melhorar a educação e a qualidade de vida de crianças que vivem em regiões desfavorecidas. Atuando na reforma física de escolas, na aplicação de programas nutricionais destinados à comunidade escolar, no aperfeiçoamento educacional do corpo docente e na sensibilização das famílias, a iniciativa busca combater os problemas escolares e estimular o desenvolvimento dessas comunidades.

O diretor de Recursos Humanos da Fundação, Marcelo Rucker, também participou da inauguração da EMEF Pedro Kunz, lembrando que o projeto já está presente em sete países (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai). Já Martineli Volpiceli, que indicou a escola para ser reconstruída, lembrou do trabalho, das dificuldades, mas, principalmente, da grande conquista: uma escola renovada.

“A gente só tem a agradecer por esse momento, por essa conquista. Sabemos que a nova estrutura vai abrigar novos momentos da história da Escola Pedro Kunz", destacou Martineli.

 

ESCOLA MODERNA E INOVADORA

A escola Pedro Kunz sempre desenvolveu seu trabalho com excelência, independentemente da estrutura. O objetivo, agora, é ampliar ainda mais as atividades. Conforme a secretária de Educação e a diretora da instituição, o trabalho forte no ensino de qualidade e na plena formação dos estudantes do 1º ao 5º ano seguirão acontecendo, tendo o incentivo a mais devido à estrutura disponível.

"Esse é um dia de satisfação e de dever cumprido. Agradecemos a todos por terem contribuído com a nossa escola, com as nossas crianças", disse a diretora.

"Tivemos, todos, muita coragem e determinação pra realizar essa construção. Essa é a demonstração de que, na Educação, quando estamos abraçados, a gente consegue", complementou, emocionada, a secretária Lúcia Madruga.

Também participaram da inauguração da obra de reconstrução, o secretário adjunto de Educação, Marcio Carvalho; a controladora Geral do Município, Carolina Lisowiski; e a secretária adjunta de Gestão e Modernização Administrativa, Fabrícia Costa; e os vereadores Admar Pozzobom e Luci Duartes.

 

SOBRE A FUNDACIÓN PROSEGUR

A Fundación Prosegur, braço social e cultural do Grupo Prosegur, trabalha com o objetivo de construir uma sociedade solidária, gerando oportunidades de desenvolvimento. A entidade impulsiona projetos sociais que respondem às demandas reais das regiões onde as empresas do Grupo estão presentes, promovendo a formação das novas gerações e fomentando a inclusão sociolaboral de pessoas com deficiência, além do Voluntariado Corporativo.

Iniciativas como “Piecitos Colorados” – projeto de Cooperação ao Desenvolvimento na América, bolsas de estudo chamadas “Bolsas Talento”, programas de educação ambiental e outras ações focados na inclusão social e laboral de pessoas com alguma deficiência, beneficiaram diretamente mais de 43.200 pessoas em 10 países, em 2018. No Brasil, 2.300 pessoas foram beneficiadas por essas ações.

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial