Inicial > Educação > Notícias > Três escolas da Rede Municipal são...

Secretaria de Município da Educação

14/11/2018

Três escolas da Rede Municipal são convidadas a participar de Intercâmbio de Pesquisa em Portugal


Projetos foram desenvolvidas por estudantes e educadores nas escolas. Em junho, Escola Perpétuo Socorro recebeu kits tecnológicos por meio do PEA-Unesco (Foto: Arquivo/Prefeitura)

Convite partiu do Programa das Escolas Associadas das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Escola Santa Catarina também foi convidada

Alunos e professores de quatros escolas de Santa Maria – sendo três da Rede Municipal de Ensino e uma particular – foram convidados a participar de um intercâmbio de pesquisa em Portugal por meio do Programa das Escolas Associadas das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (PEA-Unesco). Nesta terça-feira (14), uma comitiva da Secretaria de Educação e representantes das instituições estiveram em Canoas, onde participaram de um seminário instrutivo para garantir a participação dos projetos desenvolvidos nas escolas do Município em solo europeu.

As escolas que tiveram os projetos aprovados para o intercâmbio são as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Perpétuo Socorro, José Paim de Oliveira e Chácara das Flores, além da Escola Santa Catarina. Ainda no mês de setembro, quando oito escolas de Santa Maria foram certificadas pela PEA-Unesco – em Salvador, na Bahia –, os trabalhos foram avaliados e selecionados para participar do intercâmbio Brasil/Portugal.

O intercâmbio ocorre de 28 de setembro a 12 de outubro de 2019, em várias cidades portuguesas. Os trabalhos de pesquisa apresentados são avaliados por bancas portuguesas, convidadas pela Association for World Innovation in Science and Health Education (Awishe) que, em novembro do ano passado, trouxe a Santa Maria o programa Infection Control Awareness Through Education (ICATE), durante o II Encontro Nacional de Treinamento e Formação de Professores e Tutores de Comunidades de Aprendizagem Colaborativa, sediado em Santa Maria.

Conforme o prefeito Jorge Pozzoboma e a coordenadora do programa na Secretaria de Educação, Elhonara Diniz Ribeiro, sediar o II Encontro Nacional abriu novas possibilidades para as escolas da cidade, dando ainda mais visibilidade aos projetos desenvolvidos pelas instituições.

“Nossas escolas merecem esse reconhecimento. Fortalecemos a Educação, valorizamos nossos professores, qualificamos ainda mais o ensino e trouxemos este importante Encontro Nacional para Santa Maria. Os resultados estão sendo colhidos”, destacou o chefe do Executivo.

“Dentre tantas escolas do Rio Grande do Sul, fomos os escolhidos para participar deste intercâmbio de pesquisa, o que nos orgulha muito e motiva para seguir trabalhando fortemente pela Educação Municipal”, destacou Elhonara.

A partir de agora, as escolas selecionadas precisam transformar os projetos – dentro dos quatro eixos temáticos da PEA-Unesco: Problemas mundiais, sustentabilidade, cultura de paz e intercâmbio cultural – em artigos científicos em Inglês e Português e enviar a pré-inscrição até o dia 20 de dezembro. Até 30 de agosto de 2019, os artigos precisam ser encaminhados para Portugal.

O Seminário instrutivo, realizado em Canoas, ocorreu no Colégio Maria Auxiliadora e foi ministrado pela relatora do PEA-Unesco e tutora da Awishe Brasil, professora Sueli Matos.

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: Arquivo/Prefeitura
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial