Inicial > Educação > Notícias > Prefeitura orienta escolas para que exijam...

Secretaria de Município da Educação

12/11/2018 12/11/2018 14h51m

Prefeitura orienta escolas para que exijam atestado de situação vacinal para matrícula dos estudante


Foto: Arquivo/Prefeitura

Exigência é válida para alunos ingressantes nos ensinos Infantil e Fundamental

 

Considerando as coberturas vacinais e a obrigatoriedade de as crianças estarem com o cartão de vacinas em dia, a Prefeitura de Santa Maria orienta as escolas da Rede Municipal de Ensino para que cobrem a caderneta de vacinação atualizada no momento das matrículas dos estudantes. O atestado de situação vacinal é fornecido pelas unidades de Saúde do Município, em formato de documento padrão.  

A estratégia busca ampliar ainda mais a cobertura vacinal, especialmente nas escolas, já que são locais de grande circulação de crianças e com mais probabilidade de circulação de doenças infectocontagiosas. A ação é coordenada em conjunto pelas secretarias de Educação e de Saúde do Município, em mais uma articulação promovida pelo Programa Saúde na Escola (PSE).

Conforme a enfermeira Andréa Lenz, responsável pelo Setor de Imunizações da Prefeitura, as Unidades de Saúde estão prontas para atestar a vacinação em dia dos alunos.
O documento é emitido pelo profissional de saúde capacitado na avaliação da caderneta de vacinação e deve ser apresentado no momento da matrícula.

“É de extrema importância a vacinação, por isso adotamos essa determinação, para aumentar a cobertura às crianças que estão nas séries inicias do Ensino Fundamental”, explicou Andréa.

Para que as escolas solicitem a caderneta, foi encaminhada às direções memorando com as orientações. O modelo é padrão e só é disponível pelos profissionais responsáveis das unidades. Conforme a enfermeira coordenadora do PSE, Daiany Donaduzzi, mutirões já estão sendo realizados nas escolas, conforme a solicitação das direções ou em ações desenvolvimento pelo Programa Saúde na Escola.

“Pedimos que as escolas peçam as cadernetas, pois é uma iniciativa que protege a própria criança e também as demais”, explicou a enfermeira.

Ressalta-se que a vacinação das crianças é obrigatória nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente.

ORIENTAÇÕES
- A Prefeitura orienta as direções das escolas para que solicitem “atestado de situação vacinal” no momento das matrículas
- O documento está disponível nas Unidades de Saúde do Município. Basta procurar a unidade mais próxima (conforme o horário das salas de vacina. Clique aqui)
- A orientação é para as matrículas no Ensino Infantil e Ensino Fundamental

MATRÍCULAS
- As matrículas na Educação Infantil iniciam no dia 26 de novembro e se encerram no dia 07 de dezembro
- As matrículas no Ensino Fundamental estão abertas até o dia 25 de novembro

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: Arquivo/Prefeitura
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial