Secretaria de Município da Educação

18/06/2018 18/06/2018 14h44m

Com criatividade, EMEF Júlio do Canto elabora novas receitas para a merenda escolar dos estudantes


Bolo de alface já passou a integrar a hora da merenda dos alunos (Fotos: Deise Fachin)

Devido ao surto de Toxoplasmose, merendeira reaproveita os alimentos que não podem ser consumidos crus para criar novas e nutritivas receitas

 

Uma ideia simples e inovadora tem tornado a merenda dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Júlio do Canto, no Bairro Camobi, mais nutritiva, saudável e, claro, deliciosa. A iniciativa de uma merendeira transformou as alfaces – que não podem ser consumidas cruas devido ao surto de Toxoplasmose – em saborosos bolos. A atitude da servidora contribui para que os estudantes tenham merendas de qualidade e, ainda, para que os alimentos sejam reaproveitados de forma segura à saúde.

A iniciativa da merendeira, Jussara Mazzorani – que também é acadêmica de Serviço Social –, partiu do VII Curso de Formação de Professores em Educação Socioambiental, promovido pela Secretaria Municipal de Educação. A capacitação estimulou os presentes a desenvolverem projetos que discutissem os principais problemas da situação socioambiental, colaborando com alternativas para minimizar os problemas e auxiliar nas soluções.

Preocupada com a necessidade de não desperdiçar alimentos devido ao surto de Toxoplasmose, e provocada pelo Curso de Formação, a servidora pesquisou, estudou e descobriu uma maneira de fazer o bolo de alface, evitando que a verdura seja consumida crua pelos estudantes.

“Amo o que eu faço, e sempre procuro trazer novidades aos alunos. Com o curso eu agreguei conhecimento e implantei essa ideia na escola”, ressaltou Jussara.

“A orientação é que os alimentos, como alfaces, não sejam consumidos crus por causa da Toxoplasmose. A ideia da Jussara cuida da saúde dos estudantes e ainda evita o desperdício de alimentos. Somos muito gratas às iniciativas dela”, disse a diretora da Júlio do Canto, Inês Bernadete Negrini.

A coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Vera Simon, acredita que a ideia da merendeira estimulará outros servidores, para que reaproveitem os alimentos de forma saudável e, ainda, cuidando dos alunos.

“Em tempos de surto de Toxoplasmose precisamos estar atentos a todos os detalhes e sendo cuidadosos. Esse é um excelente projeto, que parte de um problema real e possibilita a readequação do cardápio da merenda escolar”, finalizou Vera.

 

RECEITA
- 04 ovos
- 01 pé de alface (médio)
- 02 xicaras de açúcar cristal
- 01 xicara de suco de laranja
- 03 xicaras de farinha
- 01 colher de fermento

* Bater as claras em neve e, posteriormente, acrescentar as gemas
* Colocar açúcar e bater bem
* Triturar a alface no liquidicador, com suco de laranja e, novamente, bater bem
* Misturar farinha e fermento
** Colocar para assar por 25 minutos (serve cerca de 20 fatias)

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial