CRAS

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social, responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social do Município. Se caracteriza como a principal porta de entrada do SUAS, ou seja, é uma unidade que propicia o acesso de um grande número de famílias à rede de proteção social de Assistência Social.

Atividades dos CRAS

  • Acolhimento
  • Acompanhamento de famílias e de indivíduos
  • Grupo/oficina de convivência e atividades socioeducativas
  • Visitas domiciliares
  • Busca ativa
  • Oficinas de Inclusão Produtiva
  • Atividades coletivas (campanhas, palestras)
  • Acompanhamento dos serviços prestados no território de abrangência do CRAS
  • Encaminhamento para Serviços da Proteção Básica, outros setores e para Proteção Especial

O Município de Santa Maria possui atualmente 03 CRAS:

CRAS Leste/Camobi

Endereço: Rua João Machado Soares, 2777.
Bairro: Camobi
Telefone: (55) 3921-7265
WhatsApp: (55) 99154-2892 (apenas para o envio de mensagens com atendimento das 8h às 16h)
E-mail: crasleste2010@gmail.com

CRAS Oeste

Endereço: Rua Manoel Mallmann FIlho, 161 (Centro de Artes e Esporte Unificado-CEU)
Bairro: Nova Santa Marta
Telefone: (55) 3213-5106
WhatsApp: (55) 99139-4971 (apenas para o envio de mensagens com atendimento das 8h às 16h)
E-mail: crasoestesm@gmail.com 

CRAS Norte

Endereço: Rua Fernandes Vieira, esquina com a Rua Visconde de Pelotas, 165
Bairro: Carolina
Telefone: (55) 3921-7272
WhatsApp: (55) 99158-9378 (apenas para o envio de mensagens com atendimento das 8h às 16h)
E-mail: crasnortesm@gmail.com

 

PAIF - Proteção e Atendimento Integral à Família

O Serviço do PAIF é o principal serviço de Proteção Social Básica, consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo.

O trabalho social do PAIF deve utilizar-se, também, de ações nas áreas culturais para o cumprimento de seus objetivos, de modo a ampliar universo informacional e proporcionar novas vivências às famílias usuárias do serviço. As ações do PAIF não devem possuir caráter terapêutico.

Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças de até 06 anos e suas famílias é complementar ao PAIF - Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, voltado a trabalhar com o que compete à Assistência Social junto às crianças pequenas e suas famílias, articulado com as ações das demais políticas públicas no território. Por se tratar de um serviço de Proteção Social Básica deve ter a maior aproximação possível do cotidiano de vida das pessoas, tendo um caráter preventivo e proativo, objetivando prevenir situações de risco e promovendo e fortalecendo a capacidade protetiva das famílias e o respeito aos direitos das crianças e de suas famílias.

Serviços de Proteção Social Básica no Domicilio para Pessoas com Deficiência e Idosas

O serviço tem por finalidade a prevenção de agravos que possam provocar o rompimento de vínculos familiares e sociais dos usuários. Visa a garantia de direitos, o desenvolvimento de mecanismos para a inclusão social, a equiparação de oportunidades e a participação e o desenvolvimento da autonomia das pessoas com deficiência e pessoas idosas, a partir de suas necessidades e potencialidades individuais e sociais, prevenindo situações de risco, a exclusão e o isolamento.

O serviço deve contribuir com a promoção do acesso de pessoas com deficiência e pessoas idosas aos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos e a toda a rede socioassistencial, aos serviços de outras políticas públicas, entre elas educação, trabalho, saúde, transporte especial e programas de desenvolvimento de acessibilidade, serviços setoriais e de defesa de direitos e programas especializados de habilitação e reabilitação. Desenvolve ações extensivas aos familiares, de apoio, informação, orientação e encaminhamento, com foco na qualidade de vida, exercício da cidadania e inclusão na vida social, sempre ressaltando o caráter preventivo do serviço.





Secretaria de Município de Desenvolvimento Social
Endereço:
Rua General Neto, n° 504
Expediente externo: 8h30min às 13h30min
Telefone: (55) 3921-7284 CEP: 97050-601
E-mail: desenvsocialsm@gmail.com


© Copyright 2021, Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento STI/SMG

Topo da Página | Página Inicial