Segurança Alimentar e Nutricional

COORDENADORIA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
A Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Município de Desenvolvimento Social é o órgão responsável pela implementação de programas, projetos e ações na área da Segurança Alimentar e Nutricional do município de Santa Maria-RS. 

Objetivos: Coordenar programas e projetos da Política de Segurança Alimentar e Nutricional no Município que incentivem a oferta de refeição de qualidade, a preços acessíveis, a populações vulneráveis, por meio do Restaurante Popular e de Cozinhas Comunitárias; Coordenar e articular programas e projetos de mobilização e educação da cidadania para a segurança alimentar; Articular-se com os organismos das esferas federal e estadual que promovem políticas de segurança alimentar, entre outros.

O que é Segurança Alimentar e Nutricional?
Consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras da saúde, que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis.

Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional
Telefone: (55) 3223-1690
Rua Dr. Pantaleão, 356 (anexo ao Restaurante Popular).

Os Programas Aquisição de Alimentos (PAA), Restaurante Popular, Banco de Alimentos e Cozinhas Comunitárias fazem parte da Política de Segurança Alimentar e Nutricional, que integra a SMDS. Os programas são os seguintes:

 

COZINHAS COMUNITÁRIAS:
As cozinhas são espaços comunitários destinados a promover o acesso à alimentação adequada para a população em situação de insegurança alimentar. São estruturas físicas, localizadas em áreas carentes, nas quais ocorre o preparo e a distribuição de refeições. Também, nas cozinhas comunitárias, são desenvolvidos cursos profissionalizantes, bem como atividades de educação alimentar e nutricional e de inclusão social.

O objetivo da cozinha comunitária é ampliar o acesso a uma alimentação adequada e saudável, com prioridade para as famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade e de risco social. As cozinhas comunitárias atendem prioritariamente pessoas em situação de insegurança alimentar, sendo elas, preferencialmente as indicadas pelos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e também as que são cadastradas pelas entidades conveniadas responsáveis pelas cozinhas. Atualmente, o Município conta com sete cozinhas, abrangendo diversas regiões da cidade (conforme quadro abaixo). O munícipio firma Convênio com as entidades para a instalação deste equipamento público. Para mais informações sobre as cozinhas comunitárias, clique na imagem ao lado.

 

ARSELE - Associação de Reciclagem Seletiva de Lixo
Av. Borges de Medeiros, nº 511 - Bairro KM 2
arselereciclagem@yahoo.com.br
Atende adultos e crianças da associação
Oferece almoço diariamente

Associação Espírita Francisco Spinelli
Rua Auta de Souza, nº 10 – Vila Por do Sol
aefspinelli@yahoo.com.br
Atende crianças de 05 a 12 anos
Oferece almoço diariamente

CCI – Centro Comunitário Infantil
Rua Pedro Alvarez Cabral, nº 218 – Bairro Carolina
oscollares@hotmail.com
Atende crianças e adolescentes
Oferece café, almoço e lanche, diariamente

Centro Espírita Fraternidade - Chico Xavier
Travessa Gramado s/nº -  Vila Lorenzi
zildacichero@hotmail.com
Atende adultos e crianças
Oferece almoço duas vezes por semana (terças e quartas-feiras)

Paróquia Santa Catarina - CAPELA SÃO PEDRO
Rua Iraí, nº 49 – Vila Pérsio Reis
cozinhacapelasaopedro@gmail.com
Atende idosos, mulheres e crianças
Oferece almoço duas vezes por semana (quartas e sábados)

Obra Social Nossa Senhora do Trabalho
Rua Oliveira Mesquita, nº 10 - Bairro Salgado Filho
paroquiaperpetuosocorro@gmail.comAtende adultos e crianças
Oferece almoço duas vezes por semana (quartas e sextas)

SOME - Sociedade Meridional de Educação
Rua Irmão Cláudio Rohr, nº 150 - Santa Marta
francineuninga@yahoo.com.br
Atende crianças e adolescentes
Oferece almoço diariamente

 

PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS (PAA):
Tem como objetivo garantir o acesso de alimentos para populações em situação de insegurança alimentar nutricional e, ainda, promover a inclusão social por meio da agricultura familiar. O PAA adquire alimentos dos agricultores familiares que se enquadram no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e distribui para as entidades assistências ou equipamentos públicos cadastrados, de acordo com cada convênio. Através do PAA, os pequenos agricultores se sentem incentivados a produzir mais e melhor, pois é assegurada a aquisição de seus produtos, promovendo o desenvolvimento e a permanência destes agricultores no meio rural. Atualmente, através de Convênio entre Prefeitura/CONAB/COOPERCEDRO são distribuídos os produtos adquiridos dos agricultores familiares para as Cozinhas Comunitárias.
Compra Direta: Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar, beneficiando 172 produtores. Os alimentos adquiridos são repassados para o Restaurante Popular Dom Ivo e para as Cozinhas Comunitárias.

 

BANCO DE ALIMENTOS:
O Banco de Alimentos Institucional visa reduzir o desperdício de alimentos e combater a fome da população amparada por entidades assistenciais. O Banco de Alimentos recebe doações de produtos de doadores parceiros e os repassa para entidades assistenciais cadastradas. Possui um Caminhão equipado para todo tipo de distribuição de gêneros alimentícios (caminhão refrigerado). É um programa de Segurança Alimentar e Nutricional da SMDS em parceria com o SESC (MESA BRASIL).
- Distribuição dos alimentos do PAA - convênio Prefeitura/CONAB/COOPERCEDRO;
- Distribuição das doações oriundas dos Trotes Solidários, Campanhas;
- Distribuição de doações de alimentos não perecíveis diretamente da CONAB; entre outras.

 

RESTAURANTE POPULAR:
O Restaurante Popular é um equipamento público que se caracteriza pela produção e comercialização de refeições saudáveis, nutricionalmente balanceadas, originadas de processos seguros, constituídas com produtos locais/regionais, a preços acessíveis, servidas em locais apropriado, de forma a garantir a dignidade ao ato de se alimentar. Inaugurado em 2008, o Restaurante Popular Dom Ivo tem capacidade para atender diariamente até 1.000 pessoas. Atualmente, o restaurante passa por um processo de modernização que inclui diversas etapas: obra de modernização e reforma estrutural, aquisição de materiais permanentes e de materiais de consumo, reforma da parte elétrica, conserto do telhado, conserto de equipamentos, aquisição de material hidráulico, conserto de 03 panelões, implantação do PPCI, entre outras.
Endereço: Rua Dr. Pantaleão, 356 (centro).

 

PADARIA COMUNITÁRIA:
Através da oferta de cursos no setor de produção de panificação e confeitaria, busca qualificação da mão-de-obra, gerar oportunidades de capacitação ao mercado de trabalho e de renda à população vulnerável, em situação de pobreza e insegurança alimentar.

O público – alvo são manipuladores de alimentos das cozinhas comunitárias e do restaurante popular e também os usuários/frequentadores dos mesmos. Também, trabalhadores de baixa renda, desempregados, agricultores familiares, beneficiários do Programa Bolsa Família e de Políticas de Assistência Social em geral. É critério de inclusão para participar do projeto: ser integrante dos grupos acima mencionados e deverão ser selecionados através da avaliação da equipe técnica da Coordenadoria de Segurança Alimentar. Será analisda a necessidade, disponibilidade de tempo livre, interesse, identificação como usuário dos equipamentos públicos, propostas das entidades, capacidade máxima das turmas, entre outros critérios.

Endereço: Rua Dr. Pantaleão, 356 (centro), sala anexa ao Restaurante Popular. Atualmente, encontra-se em reforma para adequações.

Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA-SM):
Constitui-se na "instância de participação social (em Segurança Alimentar e Nutricional), onde representantes de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos e do setor privado, especialistas e profissionais de diferentes áreas reúnem-se com gestores públicos para construírem proposições voltadas ao objetivo de assegurar e proteger o Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável (DHAA) a todas as pessoas que vivem no território" Municipal. Criado pela LEI MUNICIPAL Nº 4695/03, DE 17-09-2003, reúnem-se mensalmente para tratar de questões relacionadas às políticas e equipamentos públicos de Segurança Alimentar e Nutricional.

 

 

 





Secretaria de Município de Desenvolvimento Social
Endereço:
Rua General Neto, n° 504
Expediente externo: 8h30min às 13h30min
Telefone: (55) 3921-7284 CEP: 97050-601
E-mail: desenvsocialsm@gmail.com


© Copyright 2021, Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento STI/SMG

Topo da Página | Página Inicial