Secretaria de Município da Saúde

28/04/2023 17/10/2023 08h44m

Prefeitura segue atuando contra a proliferação do mosquito da dengue em bairros de Santa Maria


Ações consistem na pulverização de inseticida contra o mosquito transmissor da dengue, do zika vírus e da chikungunya

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Saúde, segue com atividades de contenção da proliferação do Aedes aegypti. O serviço consiste na pulverização de inseticida contra o mosquito transmissor da dengue, do zika vírus e da chikungunya. Durante esta semana, foram realizadas ações de pulverização nos bairros Juscelino Kubitschek e São João. Para a próxima semana, estão previstas pulverizações, dependendo das condições climáticas, nos bairros Lorenzi, Pinheiro Machado, Juscelino Kubitschek, Bonfim, Medianeira e Nonoai.

O superintendente de Vigilância em Saúde, Alexandre Streb, esclarece que durante todo o ano os agentes de saúde pública fazem um trabalho de conscientização e levam dicas à população sobre os cuidados primordiais para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Acesse aqui os canais de denúncia para identificar possíveis focos da dengue 

“Com equipamentos atomizadores costais motorizados, os agentes aplicaram inseticida em residências, quintais e terrenos baldios. Ao mesmo tempo, mais uma vez, as famílias são convocadas a participarem da eliminação de água parada e de recipientes propícios à proliferação de mosquitos. E neste período, a comunicação está mais intensiva, principalmente nas residências onde há casos notificados de pessoas com dengue. Nos locais, é verificado se há água parada, e colocada a larvicida, produto que impede o desenvolvimento da larva do mosquito”, afirma.

Streb acrescenta que, por meio da 4ª CRS, é realizada "pulverização pesada", com a caminhonete, da rua para dentro dos terrenos. 

“Como tem sido noticiado, em função da grande demanda, estamos dando prioridade de atendimento às residências e aos respectivos quarteirões onde existem casos oficialmente notificados de dengue (formulário de preenchimento e envio obrigatório à vigilância pelo serviço que atendeu o paciente). Não há possibilidade de realização de ações imediatas em todas residências do bairro onde não há esta notificação, embora trabalhemos para tentar atender todos pedidos que nos mandam via canais de denúncias”, explica.

PERIODICIDADE

Alexandre Streb explica que, quanto à periodicidade das pulverizações, não há como precisar, pois a ação depende da avaliação técnica de cada local e da evolução de cada situação de infestação e contaminação. Além disso, a aplicação do produto obedece às condições climáticas. Não há eficiência da pulverização em caso de chuva ou neblina e também não se pode aplicar em horários de temperaturas muito altas.

As notificações de casos são captadas pela vigilância em saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, que analisa estas notificações e passa os dados, com localização de rua, bairro, contato e outras informações, para o agente de saúde pública ir ao local fazer o trabalho já descrito. Essas notificações também permitem organizar estatísticas que vão mostrar a evolução da doença.

“Para tentar melhorar os atendimentos, a Secretaria de Saúde está comprando exames laboratoriais dos laboratórios particulares  para diminuir o tempo de espera dos usuários por resultados, visto que há sobrecarga no Laboratório Central do Estado (Lacen). As equipes de Vigilância em Saúde, de Unidades Básicas de Saúde e dos Pronto-Atendimentos municipais estão em alerta para observar qualquer caso, mas, principalmente, aqueles com agravamento de sintomas ou os chamados "sinais de alarme" , que podem evoluir para hemorragias e eventuais óbitos”, informa.

PULVERIZAÇÃO

O superintendente da Vigilância em Saúde reforça que a pulverização, comparada aos métodos básicos de remoção mecânica da água parada, tem, no máximo, 20% de eficácia, pois só mata o mosquito que está voando e é atingido no momento da ação, uma vez que o produto tem ação residual de apenas quatro horas. Se os reservatórios de água parada não forem removidos, esta ação se tornará mais limitada ainda.

Os bairros mais trabalhados, incluindo todas as ações já realizadas e pulverizações, são Juscelino Kubitschek e São João, mas todos os bairros que constam casos notificados estão ou serão trabalhados com algum ou todos tipos de ação.

Texto: Rodrigo Ricordi (Mtb: 17.101)
Foto: Ariéli Ziegler/PMSM
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial