Secretaria de Município da Saúde

11/01/2018 11/01/2018 14h15m

Prefeitura e Coordenadoria de Saúde buscam alternativas para retomada dos partos na Casa de Saúde


Encontro foi realizado na sede da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (Foto: João Vilnei)

Assunto foi um dos temas da reunião da Comissão Intergestores Regional na manhã desta quinta-feira

 

Secretários de Saúde da Região Central do Estado estiveram reunidos, nesta quinta-feira (11) na reunião mensal da Comissão Intergestores Regional (CIR) da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS). No encontro, realizado na sede da 4ª CRS, foram tratados temas de caráter regional, que envolvem todos os municípios ligados à sede, bem como assuntos particulares de cada cidade.

Entre os assuntos levantados, foi debatida a questão dos partos no Hospital Casa de Saúde, localizado em Santa Maria, cuja maternidade está fechada desde o mês de novembro. De acordo com a secretária de Saúde de Santa Maria, Liliane Mello Duarte, a Prefeitura, junto à 4ª Coordenadoria e os demais secretários de Saúde, tem buscado alternativas para o problema, de forma a garantir os serviços à comunidade que necessita do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, com a interrupção dos serviços, há sobrecarga no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm).

Na oportunidade, o delegado regional da 4ª CRS, Roberto Schorn, informou que a situação da Casa de Saúde já é de conhecimento do Estado e está em análise no Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial (DAHA), da Secretaria Estadual da Saúde.

“Nos preocupamos com essa questão e com o atendimento das nossas gestantes, por isso, também estamos envolvidos nesse processo e buscando alternativas. A Prefeitura de Santa Maria tem participado, junto com a Coordenadoria Regional de Saúde, de reuniões com o Estado, com tratativas para a reabertura da maternidade da Casa de Saúde. Queremos normalizar o atendimento dos partos de risco habitual em Santa Maria e, nossa expectativa é, até o final do mês, ter uma solução”, destacou a secretária Liliane.

Ainda na reunião, os gestores da pasta da Saúde também trataram sobre a implantação, em Santiago, do Programa Teleoftalmo, que já está com os encaminhamentos avançados. Também foi tratado, no encontro, sobre o edital para contratação de laboratórios aptos a realizarem exames pelo SUS. Ao todo, há, na região da 4ª CRS, oito laboratórios habilitados para realizar os serviços, sendo três em Santa Maria. No entanto, ainda é necessário dar encaminhamento ao processo para formalizar a contratação dos laboratórios.  

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial