Inicial > Desenvolvimento Rural > Notícias > Prefeitura trabalha na abertura de microaçudes...

Secretaria de Município de Desenvolvimento Rural

17/01/2023

Prefeitura trabalha na abertura de microaçudes em localidades do Interior com recursos próprios


Produtores interessados em receber o serviço gratuito devem fazer a inscrição na Secretaria de Desenvolvimento Rural ou na Emater

Para minimizar os efeitos da estiagem, na última semana, o Executivo Municipal assinou um contrato de prestação de serviço para a abertura de microaçudes em propriedades rurais de localidades de todos os distritos de Santa Maria. O investimento de mais de R$ 500 mil é com recursos próprios da Prefeitura. Os serviços tiveram início e dois açudes já foram concluídos em propriedades do distrito de Arroio Grande.

A medida é devido ao baixo nível de chuva na região e a determinação de situação de emergência no Município por causa da estiagem. Moradores interessados em receber o serviço gratuito devem fazer a inscrição na Secretaria de Desenvolvimento Rural ou na Emater (contato, abaixo).

Irriga Santa Maria

Através do Programa Irriga Santa Maria, a Secretaria de Desenvolvimento Rural contabiliza até esta terça-feira (17), 110 inscritos e 37 microaçudes prontos. Pelo Programa Avançar RS, são 12 produtores rurais selecionados e vistoriados. A SMDR solicitou autorização à Secretaria da Agricultura Estadual para que possam utilizar a mesma licitação do Irriga SM para a abertura desses 12 açudes. Como existe a possibilidade, está em fase de preparação e o Executivo Municipal aguarda o parecer final do Estado.

Mais informações sobre o Irriga SM podem ser obtidas na sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural, na Avenida Nossa Senhora Medianeira, 141, de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h, e pelo telefone (55) 3921-7264, e também no escritório da Emater.

O Executivo Municipal sancionou a lei 6.689, de 26 de outubro de 2022, que cria o Programa Municipal de Irrigação e Reserva de Água (Irriga SM), e autoriza a utilização de recursos da Secretaria de Município de Desenvolvimento Rural para a construção e reforma de microaçudes, tanques de piscicultura e bebedouros para dessedentação animal. A assinatura do documento ocorreu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Maria, no dia 28 de outubro de 2022. 

Reconhecimento de Situação de Emergência

Os governos estadual e federal homologaram o reconhecimento da Situação de Emergência em Santa Maria no dia 12 de janeiro. Em 29 de dezembro o Executivo decretou situação de emergência no Município em função da estiagem. De acordo com o chefe de Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima, o reconhecimento do decreto abre possibilidades.

“A iniciativa do governo municipal é de contar com o aporte financeiro dos outros entes, dos produtores de médio e grande porte renegociarem suas dívidas, uma vez que nossas ações são focadas nos mais necessitados. Portanto, temos então, a partir de agora, ações e possibilidades de mitigação dos efeitos da estiagem para todos os níveis. E, sem sombras de dúvida, homóloga as medidas de agilização das repostas que precisamos dar através das compras rápidas. Por fim, homóloga e reconhece o trabalho exitoso que estamos fazendo de enfrentamento da estiagem aqui em Santa Maria”, esclarece Alexandre Lima.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: Prefeitura de Santa Maria
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial