Secretaria de Município de Desenvolvimento Rural

04/01/2023

Gazebos são entregues pela Prefeitura para feirantes que atuam na Praça Dr. Astrogildo de Azevedo


Município já realizou o investimento de mais de R$ 130 mil, em dois anos, para garantir conforto aos produtores

Qualificar as feiras e oferecer mais comodidade aos artesãos e produtores rurais é um dos compromissos do Executivo Municipal. Na manhã desta quarta-feira (4), a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, fez a entrega de 10 gazebos para produtores que expõem produtos na feira livre realizada nas quartas e sextas-feiras. O ato simbólico foi realizado na Praça Dr. Astrogildo de Azevedo, Largo Roque Gonzales, conhecida como Praça do Caridade, no Centro. O espaço, reinaugurado em dezembro de 2022, foi revitalizado.

O prefeito em exercício, Rodrigo Decimo, participou da entrega e reiterou a importância do cuidado e do compromisso com os feirantes.

“Essa ação de entrega dos gazebos vem ao encontro da recente revitalização da praça, através da Unicred, Unimed e HCAA que, juntamente com a parceria da Prefeitura, deram uma ressignificação a esse espaço, tornando ele atraente para a comunidade. Além de referência de lazer, esperamos que essas estruturas que estamos entregando aos feirantes sejam também uma referência na agricultura familiar na nossa cidade, que se dá pela variedade e qualidade dos produtos aqui expostos”, reforça Decimo. 

O secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, intensifica a importância de padronizar as feiras do Município.

“A Prefeitura, através da nossa secretaria, faz essa entrega para que os produtores possam voltar à praça com mais conforto e condições de trabalho. Seguiremos entregando gazebos para beneficiar os produtores rurais. Nosso objetivo é padronizar as feiras com as estruturas, e oferecer melhores condições aos feirantes para bem atender os clientes”, ressalta o secretário Menna Barreto.

Joel Weber comercializa produtos coloniais como pães, bolos, bolachas e massas há mais de 15 anos na feira livre da Praça Dr. Astrogildo de Azevedo. Ele comemora a iniciativa do Executivo Municipal.

“Estou bem feliz porque a estrutura é bem resistente, fácil de montar e manusear. Esse cuidado com os feirantes ajuda a melhorar o nosso trabalho e também a exposição dos produtos”, diz Weber.

Os gazebos são estruturas em formato de tendas com armação em aço galvanizado e lona impermeável. Ao todo, 68 unidades foram adquiridas com investimento de cerca de mais de R$ 130 mil, com recursos próprios da Secretaria de Desenvolvimento Rural, para beneficiar feirantes que comercializam os produtos da agricultura familiar. Em 2021, o Executivo Municipal entregou 10 estruturas aos feirantes e, em 2022, foram entregues outras 48, sendo: 20 para o Feirão Regional, que ocorre na Praça João Pedro Menna Barreto (Praça dos Bombeiros); 1 para o artesão cadeirante Sérgio Lima; 10 no Bairro Tancredo Neves; 1 para a Horta Cipriano Rocha, no Bairro Pinheiro Machado; e 16 para produtores rurais da Praça Saldanha Marinho, em frente à SUCV.

O ato simbólico desta quarta-feira também contou com a presença dos feirantes, clientes e das seguintes autoridades: o chefe de Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima; o adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Jair Binoto; o superintendente de Assistência Técnica, Antoniangel Zanini; o diretor Executivo da Unicred, Cleomar Abreu; e o gerente de Operações da Unicred, Luciano Martins.

Acesse aqui os dias, locais e horários das feiras que ocorrem no Município.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: Marcelo Oliveira (Prefeitura)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial