Inicial > Desenvolvimento Rural > Notícias > Prefeitura entrega mais de mil mudas...

Secretaria de Município de Desenvolvimento Rural

27/08/2021

Prefeitura entrega mais de mil mudas frutíferas para produtores rurais do Interior de Santa Maria


A distribuição ocorreu na manhã desta sexta-feira (27), na Secretaria de Desenvolvimento Rural do Município

Como forma de incentivar a produção e a comercialização de espécies frutíferas, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, realizou a entrega de 1,2 mil mudas frutíferas para 29 produtores rurais de todos os distritos do Município. A distribuição ocorreu na manhã desta sexta-feira (27), na sede Secretaria de Desenvolvimento Rural do Município, na Avenida Medianeira, no Bairro Nossa Senhora Medianeira.

“Conseguimos seguir com as feiras neste período de pandemia e agradeço a todos os envolvidos pelos cuidados com a saúde, seguindo os protocolos de higiene. A marca do nosso governo é de evolução e, não, de ruptura. Ainda temos muitas coisas para fazer pelo Interior e o trabalho não vai parar. Tenho um grande carinho pela agricultura familiar e sou apaixonado pelas feiras. Sempre gosto de ouvir as sugestões dos feirantes para ver os melhores lugares para as comercializações”, destacou o prefeito, presente na entrega. 

A compra das mudas foi possível através de uma emenda parlamentar da ex-vereadora Cida Brizola, que liberou o recurso no valor de R$ 35 mil. Parte do investimento foi destinado para a aquisição das espécies frutíferas e o restante, a secretaria utilizará na compra de insumos, que também serão destinados aos produtores conforme a necessidade.

Durante o ato da entrega, o secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, explicou que os meses ideais para o plantio de mudas frutíferas são os que não têm a letra ‘R’, pois, os meses de maio, junho, julho e agosto, são de temperaturas baixas onde o crescimento das plantas geralmente é lento, com chuva e favorece que a muda assente bem suas raízes.

“Nos primeiros quatro anos do governo Jorge Pozzobom, trabalhamos para melhorar a infraestrutura do Interior, como a recuperação de estradas e pontes. Seguimos com este trabalho e, agora, retomamos os projetos de apoio aos feirantes e produtores rurais”, disse o secretário Menna Barreto, incentivando a produção de espécies frutíferas para a comercialização nas feiras. 

A entrega das mudas também foi acompanhada das seguintes autoridades: o adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Jair Binoto; o superintendente de Assistência Técnica, Antoniangel Zanini; a médica veterinária da secretaria, Roberta Mascarenhas de Souza; o superintendente do Interior, Paulo Schuster; o subprefeito de Arroio do Só, Renan Rechia; o subprefeito de Pains, Ronaldo Lima da Silva; o subprefeito de Santo Antão, José Machado; o superintendente de Arroio Grande e Palma, Paulo Vanderlei Dallapossa; a representante da Emater, Ana Paula Medeiros; e o professor do Colégio Politécnico da UFSM, Gustavo Pinto da Silva. Também participaram o gerente da agência da Cresol da sede da Avenida Medianeira, Roberto Piovesan Pinheiro; o diretor executivo da instituição financeira, Daniel Augusto Dalprá; e o representante da Cooperativa de Produção e Desenvolvimento Rural dos Agricultores Familiares de Santa Maria (Coopercedro), Josemar Brutti, e o técnico agrícola, Emerson Farias Nunes.

Confira, abaixo, as espécies que foram distribuídas.  

- Ameixeira: 50 
- Bergamoteira Ponkan: 300
- Figueira: 100
- Laranjeira: 300
- Limeira: 100
- Pessegueiro: 100
- Goiabeira: 100
- Caquizeiro: 100
- Jaboticabeira: 50
- Total: 1.200

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial