Inicial > Desenvolvimento Rural > Notícias > Do campo para o Centro da...

Secretaria de Município de Desenvolvimento Rural

10/01/2018 10/01/2018 10h14m

Do campo para o Centro da cidade: Polifeira do Agricultor foi lançada na Praça dos Bombeiros


 Prefeito Jorge Pozzobom participou do lançamento da feira, na tarde de terça-feira (Fotos: Deise Fachin)

Os 15 agricultores que participam da feira estarão no local todas as terças-feiras, das 14h às 19h

 

Do campo para o campus da UFSM; do campus para o Centro da cidade. A Polifeira do Agricultor já tem um novo espaço em Santa Maria: a Praça João Pedro Menna Barreto, mais conhecida como Praça dos Bombeiros. Todas as terças-feiras, das 14h às 19h, pelo menos 15 agricultores irão comercializar seus produtos no espaço. Na tarde de terça (09), o prefeito Jorge Pozzobom lançou a feira, ressaltando o apoio que a Administração Municipal tem dado a iniciativas como a da Polifeira.

Hortaliças, produtos agroindustriais, pães, cucas, queijos, salames, entre tantos outros itens alimentícios estavam à disposição da população na Praça dos Bombeiros. A Polifeira é uma promoção da Prefeitura Municipal e do Colégio Politécnico de Santa Maria. Sucesso no campus da UFSM desde abril do ano passado, a feira ganhou este novo espaço com o objetivo de expandir os negócios dos produtores e, ainda, proporcionar que a população tenha acesso a produtos saudáveis, livres de produtos químicos.

Comprometido com a agricultura familiar e com o fortalecimento das feiras e produções de Santa Maria, o prefeito Jorge Pozzobom lembrou que o Município perde cerca de R$ 1 bilhão por ano, já que precisa importar produtos agrícolas de outras regiões. Para mudar este cenário, o chefe do Executivo falou dos projetos do Poder Público para barrar estes prejuízos, como o Centro Regional de Recebimento e Distribuição de Alimentos – que deve começar a ser concretizado ainda este ano – e o Feirão da Gare, que começa em março. Ambas preveem a participação ativa de produtores de Santa Maria e da região central.

“Estamos aqui presentes para demonstrar o comprometimento com os agricultores do nosso Município. Vamos fortalecer as feiras. A partir de hoje a Polifeira pertence a cidade de Santa Maria”, afirmou o chefe do Executivo.

“Aqui serão comercializados produtos saudáveis, sem aditivos químicos. A população terá alimentos de qualidade. Estamos muito felizes com a realização da Polifeira no Centro da cidade”, complementou o secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto.

Parceiro na concretização e expansão da feira, o Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria também esteve representado pelo diretor da instituição, Valmir Aita, e pelo professor Gustavo Pinto da Silva. O pró-reitor de Extensão, Flavi Ferreira Lisboa Filho, representou a Universidade Federal no ato.

“Vamos fortalecer a agricultura local, profissionalizando nossas feiras. Os produtos comercializados aqui não estão contaminados por agrotóxicos e são testados em laboratório”, garantiu o professor Gustavo.

Também participaram do lançamento da feira, o chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez; a secretária de Educação, Lúcia Madruga; a secretária de Gestão e Modernização Administrativa, Verônica De David; a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Marta Zanella; a secretária de Mobilidade Urbana, Sandra Rebelato; o secretário de Meio Ambiente, André Domingues; e os vereadores Admar Pozzobom e João Ricardo Vargas. Ainda estiveram presentes, a coordenadora do projeto Esperança/Cooesperança, Irmã Lourdes Dill; a gerente regional da Emater/RS, Regina Hernandes; e o chefe do escritório municipal da Emater/RS, Guilherme Godoy dos Santos.

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial