Inicial > Notícias > Ação do Descarte Legal, da Prefeitura,...

Notícias

07/06/2023 07/06/2023 18h51m

Ação do Descarte Legal, da Prefeitura, recolheu mais de 35 toneladas de resíduos no Bairro Campestre


Além do recolhimento de descartes, foram plantadas 46 árvores em canteiros de diversas vias do Município

Em plena Semana do Meio Ambiente, uma atividade do programa Descarte Legal atuou em diversos pontos de Santa Maria nesta quarta-feira (7). Promovida pela Prefeitura, a ação teve participação das secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos, Meio Ambiente e o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema). Durante o dia, equipes fizeram o recolhimento de materiais inservíveis no Bairro Campestre do Menino Deus e Estrada do Perau, e, também, o replantio de 46 árvores. Dos resíduos recolhidos, os rejeitos serão destinados ao aterro sanitário. Já os materiais com possibilidade de valorização serão destinados para a Associação dos Selecionadores de Material Reciclável (Asmar). 

Foram recolhidos itens como colchões, poltrona, cadeiras e sofás que foram dispostos pelos moradores nas calçadas do bairro. Ao todo, entre resíduos descartados irregularmente e materiais inservíveis, foram mais de 35 toneladas. 

O bairro, por ser uma região de mata atlântica, muito importante à preservação e conservação do meio ambiente, alcança os rios Vacacaí e Vacacaí Mirim, o Parque dos Morros, o futuro Parque da Barragem e a barragem do DNOS.

“Faço questão de acompanhar essa atividade para plantar árvores em nosso Município. A nossa gestão é preocupada em todos aspectos e detalhes para termos uma cidade moderna, que olha para a saúde, para a educação e para o meio ambiente. Plantar árvores, ou mesmo replantar alguma que sofreu dano, é muito significativo e marcante, ainda mais durante a Semana do meio Ambiente”, disse o prefeito Jorge Pozzobom que acompanhou as equipes durante a tarde.

Segundo o coordenador setorial da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, Juliano Dalcol, foram recolhidos com o caminhão compactador 3 toneladas de resíduos descartados irregularmente; a equipe responsável por focos de resíduos, que é o resíduo que fica exposto em vias públicas e terrenos, recolheu 31 toneladas; para a Asmar, foram encaminhados 2,5 toneladas de material.

REPLANTIO

Também foi realizada uma grande ação de replantio de árvores suprimidas por ruas do Município, muitas delas danificadas por vandalismo. O maior número de mudas plantadas foi na Avenida Walter Jobim, que em breve terá em sua extensão 18 ipês-roxo. Confira abaixo as ruas e as espécies plantadas.

Av. Presidente Vargas 
- 5 Jacarandás 

Av. Gov. Walter Jobim
- 18 Ipê-roxo 

Rua Prof. Teixeira
- 4 Ipê-branco
- 1 Extremosa
- 2 Cerejeira do Japão 

Av. Liberdade Capelas
- 4 Ipê-roxo 

Rua Pref. Heitor Campos
- 4 Extremosa

Área Verde Residencial Ouro Verde
- 6 Ipê-roxo 

Rua Venâncio Aires
- 1 Ipê-roxo 

Transplante - Área Verde para Residencial Ouro Verde 
- 1 butiazeiro

DESCARTE LEGAL

O Programa Descarte Legal teve início em 2019 com o propósito de oferecer ao contribuinte um local adequado para destinar os bens inservíveis (móveis, por exemplo). Ele foi ampliado e passou a abranger todas as ações de recolhimento de resíduos sólidos do município, como as Coletas Domiciliares (Convencional e Conteinerizada), a Coleta de Focos e a Coleta Seletiva.

Na página, você encontrará informações sobre todos os serviços prestados na área de Gestão de Resíduos Sólidos em Santa Maria e ainda poderá protocolar reclamações, sugestões e solicitações por meio do canal Linha Verde.

Em relação aos resíduos descartados de forma irregular em áreas públicas do Município, eles são recolhidos pelo serviço de Coleta de Focos - aproximadamente 7.500 toneladas por ano de resíduos são removidas por meio desse serviço. Denúncias sobre a existência de focos também podem ser realizadas pelo canal Linha Verde.

Texto: Rodrigo Ricordi (Mtb: 17.101)/PMSM 
Foto: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114) Arquivo
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial