Notícias

28/03/2023

Prefeitura realiza pulverização para combater focos do Aedes aegypti no Bairro Juscelino Kubitschek


Outra ação está prevista para ocorrer nesta quarta-feira (29), no Bairro São João. Caso chova, o trabalho será cancelado e agendado para outra data

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a primeira pulverização do ano para combater focos do Aedes aegypti. A ação ocorreu na manhã desta terça-feira (28), em residências do Bairro Juscelino Kubitschek. O serviço consiste na pulverização de inseticida contra o mosquito transmissor da dengue, da zika vírus e da chikungunya. Outra ação está prevista para ocorrer nesta quarta-feira (29), no Bairro São João. Caso chova, o trabalho será cancelado e agendado para outra data. Demais ações de combate seguem ocorrendo em outras regiões.

A escolha do bairro é devido ao número de casos de pessoas com a doença. O boletim epidemiológico semanal atualizado de casos de arboviroses, divulgado na última sexta-feira (24), aponta que Santa Maria tem 34 casos de dengue confirmados. A maior incidência de pessoas com o vírus está na Região Oeste do Município, principalmente nos bairros Juscelino Kubitschek (13) e São João (6). No total, há casos em 14 bairros. Confira, aqui, o boletim atualizado de casos confirmados, descartados e em investigação.

Com equipamentos atomizadores costais motorizados, os agentes aplicaram inseticida em residências, quintais e terrenos baldios. Ao mesmo tempo, mais uma vez, as famílias são convocadas a participarem da eliminação de água parada e de recipientes propícios à proliferação de mosquitos.

O superintendente de Vigilância em Saúde, Alexandre Streb, esclarece que durante todo o ano os agentes de saúde pública fazem um trabalho de conscientização e levam dicas à população sobre os cuidados primordiais para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti. E neste período, a comunicação está mais intensiva, principalmente nas residências onde há casos notificados de pessoas com dengue. Nos locais, é verificado se há água parada, e colocada a larvicida, produto que impede o desenvolvimento da larva do mosquito.

“Vale ressaltar que a pulverização ou borrificação é um trabalho complementar. O nosso pedido é para que a população ajude a cuidar para não deixar água parada em potes, vasos de flores, etc., principalmente neste momento de surto que o Município enfrenta. Nos próximos dias, conforme a condição a climática permitir e com tempo seco, seguirão as ações de pulverização do insumo em todos os locais onde há casos confirmados de dengue”, avisa o superintendente de Vigilância em Saúde, Alexandre Streb.

Denúncias de focos de mosquitos devem ser feitas à Prefeitura pelo (55) 3921-7159 ou preencher o fomulário na página do site institucional.

Sobre a dengue

A dengue é uma arbovirose urbana mais prevalente nas Américas, principalmente no Brasil. É uma doença febril que tem se mostrado de grande importância em saúde pública nos últimos anos. O vírus da dengue (DENV) é um arbovírus transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). O período do ano com maior transmissão da doença ocorre nos meses mais chuvosos de cada região, geralmente de novembro a maio. O acúmulo de água parada contribui para a proliferação do mosquito e, consequentemente, para a maior disseminação da doença. É importante evitar água parada, todos os dias, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano no ambiente.

Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém, as pessoas mais idosas e aquelas que possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte.

Os principais sintomas da dengue são:

- Febre alta, superior a 38°C;
- Dor no corpo e articulações;
- Dor atrás dos olhos;
- Mal-estar;
- Falta de apetite;
- Dor de cabeça;
- Manchas vermelhas no corpo.

No entanto, a infecção por dengue pode se apresentar dessas formas: assintomática (sem sintomas); quadro leve; ou com sinais de alarme e de gravidade. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (acima de 38°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele.

Também podem surgir erupções e coceira na pele. Os sinais de alarme são assim chamados por sinalizar o extravasamento de plasma e/ou hemorragias que podem levar o paciente a choque grave e óbito. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. 

Fonte: Ministério da Saúde

O que fazer se apresentar os sintomas?

Caso uma pessoa apresente algum dos sintomas citados, deve procurar imediatamente uma unidade de saúde mais próxima. As Unidades de Saúde da Rede Municipal de Santa Maria estão qualificadas para atender e orientar os pacientes, assim como encaminhá-los para a consulta específica e para a coleta de material para análise, que é enviada ao Laboratório Central do Estado (Lacen). 

Como eliminar os focos do Aedes aegypti (mosquito transmissor da dengue):

– Mantenha a caixa d’água sempre fechada;
– Encha de areia, até a borda, os potes e os vasos de plantas;
– Não deixe a água da chuva acumular em recipientes;
– Mantenha tampados tonéis e barris de água;
– Guarde garrafas de cabeça para baixo;
– Recolha seus resíduos;
– Use repelente;
– Utilize inseticida em locais escuros (perto do chão e proximidades de piscina);
– Atenção às piscinas, especialmente as de plástico.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Vilnei (Mtb: 18.086)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial