Notícias

27/03/2023 27/03/2023 17h08m

Vice-prefeito Rodrigo Decimo é recebido pela UFN para falar sobre o Distrito Criativo Centro-Gare


Fotos: João Alves (PMSM)

Ao curso de Administração, foi apresentada a iniciativa para alunos da disciplina de Inovação e Negócios Digitais

O Distrito Criativo Centro-Gare foi tema de uma palestra ministrada pelo vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo, aos alunos do curso de Administração da Universidade Franciscana (UFN). O encontro ocorreu na manhã desta segunda-feira (27), no Conjunto III da instituição, durante a disciplina de Inovação e Negócios Digitais, da professora Janaina Marchi.

Durante a apresentação, Decimo explicou como começou a vida empreendedora e as instituições das quais fez parte, tendo presidido algumas delas, como o Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Santa Maria (Sinduscon) e a Câmara de Comércio e Indústria de Santa Maria (Cacism). Com relação ao Distrito Criativo e a disciplina, ele falou como o projeto saiu do papel até chegar a forma que está atualmente. 

Neste sentido, o vice-prefeito ressaltou o fomento a inovação que ocorre por meio do Distrito Criativo, seja na economia criativa, desenvolvimento sustentável ou pela ressignificação do Centro Histórico de Santa Maria, que tem passado por melhorias, o que trouxe de volta o público e negócios a lugares que tinham um grande potencial, como a Vila Belga.

“Foi uma experiência muito gratificante, onde nós pudemos trazer o exemplo do Distrito Criativo e compartilhar isso junto a estes jovens estudantes da UFN. Percebi o interesse deles pelo tema, o que nos motiva a cada vez mais nos esforçarmos para que possamos entregar para essa geração uma cidade melhor”, conta Decimo.

A palestra foi um convite da professora Janaina e, segundo ela, o assunto proposto foi apropriado às discussões da disciplina:

“Temos procurado discutir com os alunos o contexto da inovação dentro de uma perspectiva que fuja do viés tecnológico. E, a partir da fala de quem está a frente disso, de quem está envolvido com isso, esse entendimento se torna mais didático”.

Entre os alunos que acompanharam a palestra, Luís Henrique Franco, de 21 anos, considera o Distrito Criativo um bom projeto e que precisa contar cada vez mais com o apoio da comunidade na divulgação. O colega Leonardo Cerutti Oliveira Petry, 19, acredita que a iniciativa veio para agregar valor para quem vive no território do Distrito Criativo e para quem quer conhecer a região.

Texto: Gabriel Marques (MTb: 20.860)
Fotos: João Alves (PMSM)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial