Inicial > Notícias > Mais de 10 colégios da Rede...

Notícias

20/05/2022 20/05/2022 14h09m

Mais de 10 colégios da Rede Municipal participam do Seminário Intermunicipal das Escolas do Campo


João Alves (Mtb: 17.922)/PMSM

Encontro promovido pela Prefeitura, nesta sexta-feira (20), no distrito de Pains, contou com comitivas de São Sepé e Agudo 

Foi com o coral da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Bernardino Fernandes, com a música ‘Tocando em Frente’, de Almir Sater, que se iniciou o 6º Seminário Intermunicipal das Escolas do Campo na manhã desta sexta-feira (20), no Centro Comunitário do distrito de Pains. O prefeito Jorge Pozzobom esteve na abertura do evento, acompanhado da secretária de Educação Lúcia Madruga. O encontro reuniu comitivas das 10 escolas do campo do Município e, também, de São Sepé e de Agudo. O objetivo do encontro foi apresentar os desafios e estratégias para o retorno das atividades presenciais e a troca de experiência entre os professores.

“É o momento da retomada. Além da qualidade de nossas escolas, dos nossos professores e dos nossos alunos, hoje é um momento marcante. É o primeiro encontro presencial de escolas do campo depois de dois anos. Um momento de compartilhar experiências. As escolas do campo são extremamente importantes para nós, pois os alunos precisam ser atendidos nos distritos”, disse o prefeito ao abrir o Seminário e propor um grande abraço para celebrar o reencontro de tantos colegas, professores, professoras e gestoras.

A secretária Lúcia Madruga destacou o trabalho com as escolas do campo feito no Município, que são referência.

“O Seminário é um evento já consolidado e tem a característica de compartilhamento, é itinerante, passa por diferentes localidades. Durante a pandemia, foi tudo virtual. É um evento que proporcionou a internacionalização das nossas escolas do campo, a partir de uma parceria com escolas do Uruguai. Neste momento, as escolas se integram para discutir o ensino, os principais desafios. Enquanto Rede Municipal de Ensino, é um momento que marca com muita força, porque as nossas escolas do campo são referência, não só local, mas nacional e internacional”, afirmou a secretária.

Para Heloísa Morgão, diretora da EMEF Bernardino Fernandes, que é uma escola núcleo (nome dado às escolas que centralizaram o atendimento a alunos ao invés de ter células escolares espalhadas pelo distrito), é o momento do ano para “colocar a casa em ordem”. 

“Este momento é maravilhoso. Primeiro porque podemos nos encontrar. Encontrar os professores que trabalham nas escolas do campo, que são diferenciadas das escolas urbanas, até pela distância, logística de transporte. É uma alegria receber todo esse grupo na nossa comunidade. Precisamos ter um olhar diferenciado. Nossa clientela sai do Ensino Fundamental e vai cursar o Ensino Médio em uma escola urbana, então precisamos prepará-los para isso”, explicou a professora.

O evento seguiu durante toda a sexta-feira com debates, palestras e relatos de experiências dos professores das escolas do campo da Rede Municipal de Ensino.

Texto: Rodrigo Ricordi (Mtb 17.101)
Foto: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114) e João Alves (Mtb: 17.922)/PMSM
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial