Inicial > Notícias > Prefeitura terá Semana Nacional do Trânsito...

Notícias

16/09/2021

Prefeitura terá Semana Nacional do Trânsito para conscientizar sobre responsabilidade de todos


Imagem: Divulgação/Denatran

Uma das ações de abertura é a simulação de sinistro na Avenida Hélio Basso, nesta sexta-feira (17), das 9h30min às 10h30min

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, abre nesta sexta-feira (17) a Semana Nacional do Trânsito, com o tema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”. O objetivo é o de conscientizar os cidadãos quanto ao seu papel no trânsito, seja como pedestre, ciclista ou motorista. Nesta sexta-feira, uma das ações de abertura da Semana Nacional do Trânsito será a simulação de um cenário de sinistro, das 9h30min às 10h30min, na Avenida Hélvio Basso. 

Até 25 de setembro, quando ocorre o encerramento da programação, órgãos de segurança que são parceiros da campanha atuarão ações. Estão previstas distribuição de material e blitze educativas envolvendo todos os participantes do trânsito; repasse de informações sobre a relação direção X celular, ultrapassagens, velocidade X vida e segurança na faixa de pedestres.

O secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, salienta que a Semana Nacional de Trânsito é um momento de dar foco ao assunto, principalmente em debater maneiras de reduzir acidentes.

“É um período que temos para chamar a atenção para acidentes no trânsito, sejam com ou sem vítimas. Hoje, um dos fatores que mais contribui com a incapacitação de pessoas, e até à morte, são sinistros de trânsito. Então temos a obrigação de levar ao público o conhecimento de como é possível evitar estes acidentes, além de chamar o público para que possamos conscientizar as pessoas para preservar vidas e garantir a segurança no trânsito”, reforça Ponsi.

A coordenadora do Comitê Intersetorial do Projeto Vida no Trânsito, Lucimar Garcia de Sá, reforça que a Semana é importante, pois traz à tona debates necessários para garantir um trânsito mais seguro a todos.

“A Semana Nacional do Trânsito é prevista no Código de Trânsito Brasileiro, com o objetivo de conscientização dos participantes no trânsito no dia-a-dia. Sejam eles motoristas, pedestres, ciclistas, enfim. O maior objetivo é a preservação da vida, por meio destas ações educativas e também de ações que levam à discussão das questões relacionadas ao trânsito”, esclarece Lucimar.

A iniciativa se soma à Campanha Municipal Permanente de Segurança no Trânsito “Volte pra Casa” e às ações da Semana Municipal de Prevenção a Acidentes com Motociclistas. A Campanha Municipal de Segurança no Trânsito tem como objetivo realizar todos os meses ações educativas junto a motoristas e pedestres, para chamar a atenção da população em relação aos cuidados para que sejam evitados os acidentes de trânsito. Já a Semana Municipal de Prevenção a Acidentes com Motociclistas atende ao que determina a Lei Municipal 5.319/2010.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Imagem: Divulgação/Denatran
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial