Inicial > Notícias > Bate-Papo com Contadores para discussão de...

Notícias

13/09/2021 14/09/2021 15h37m

Bate-Papo com Contadores para discussão de erros de preenchimento de GMB/GIA


Card divulgação

Principais erros no preenchimento da GMB/GIA que diminuem o repasse do  ICMS para Santa Maria.

O repasse do ICMS representam em torno de 18% das receitas do município de Santa Maria, tornando-se a maior fonte de recursos do orçamento municipal. A GIA (Guia de Informação e Apuração do ICMS) é a declaração eletrônica onde os contribuintes cadastrados no ICMS informam mensalmente a movimentação da empresa referente às entradas e saídas de mercadorias. 

Algumas empresas de Santa Maria podem ter cometido erros na GIA, como a aparente inconsistência no preenchimento do Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP) em relação à compra de energia elétrica e à substituição tributária. Com isso, estão prejudicando o retorno de ICMS para a nossa cidade. Portanto, a parceria com seus contadores é de suma importância.

Para ajudar as empresas e seus contadores, que informaram de forma equivocada seus dados nas GIAS, nesta sexta-feira (17), a Educação Fiscal promove “3° bate-papo com contadores - Principais erros no preenchimento da GMA/GIA que diminuem o repasse do ICMS para Santa Maria”.

O bate - papo terá a presença do  Prefeito Jorge Pozzobom, do Vice-Prefeito Rodrigo Décimo, do Secretário de Licenciamento e Desburocratização Ewerton Falk, da Secretária de Município de Desenvolvimento Econômico e Turismo Ticiana Fontana, da Coordenadora do Programa de Educação Fiscal de Santa Maria, Rosaura Vargas, da Auditora Fiscal Luciane Prestes, do Vice-Presidente de Fiscalização do CRCRS Paulo Comazzetto e do Assessor Tributário da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul – FAMURS Milton Mattana. 

O encontro acontecerá através do Google Meet pelo Link, no dia 17 de setembro (sexta-feira), das 13h30min às 14h30min. 

O encontro também acontecerá de forma presencial, no auditório do Escritório Espaço Contábil. O encontro presencial será limitado a 20 vagas para seguir as medidas sanitárias, para isso preencha o link de inscrição

Participe e ajude sua empresa e nossa cidade!

 

 

Texto:  Yasmin Matos -  Estagiária de Publicidade e Propaganda UFSM

Imagem: Nathalia Velasques - Estagiária de Publicidade e Propaganda UFSM

Coordenação: Adriana Aires - Coordenadora Adjunta

Revisão de texto: Roselaine de Oliveira - Professora 

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial