Notícias

29/07/2021

Instituto de Planejamento de Santa Maria alcança meta de agilidade na análise de processos


Prefeitura de Santa Maria

Desde que novo programa de gestão passou a ser utilizado neste ano, 91,8% dos processos já foram despachados

O Instituto do Planejamento (Iplan), autarquia da Prefeitura de Santa Maria, alcançou a meta de agilidade para finalizar as análises de processos. Agora, os trâmites são concluídos em 16,94 dias em média. Além das demandas internas do Executivo Municipal, os processos tratam de projetos de alta e média complexidade e projetos de parcelamentos de solo, que envolvem, por exemplo, loteamentos e condomínios, encaminhados à Prefeitura pelos cidadãos. A próxima meta é finalizar as análises em até 14 dias. 

Desde 2017, o Iplan tem monitorado todas as demandas e o tempo médio de análise. Porém, desde o começo deste ano, a autarquia implementou um programa de gestão para, justamente, otimizar o trabalho. Quem desenvolveu o software foi o servidor Fabrício Viero de Araújo, sem custos para o Município. Depois que o programa passou a ser utilizado, 91,8% dos processos já foram despachados. 

“Acreditamos que conseguimos dar mais eficiência e agilidade ao requerente. Temos consciência de que alguns processos levam mais tempo do que gostaríamos para serem analisados, mas estamos trabalhando para diminuir este tampo e dar uma resposta mais ágil ao contribuinte”, afirma o presidente do Iplan, Daniel Pereyron. 

Entre outras atribuições, o Iplan é responsável pela análise de projetos de impacto urbano, pela proposição e revisão de leis que regulam o planejamento urbano, pelo gerenciamento de informações georreferenciadas e por projetos estratégicos para o Município.

Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291)
Fotos: Prefeitura de Santa Maria
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial