Notícias

16/05/2021 16/05/2021 11h00m

Programação do Viva a Música, pelo Viva Santa Maria 2021, segue neste domingo com “Mesa de Bar”


Arte: Gibran Carrazzoni/Prefeitura

A proposta é matar a saudade da música ao vivo com os amigos naquele barzinho do coração

O Viva Santa Maria 2021, que celebra os 163 anos do Município, está repleto de atrações virtuais e presenciais para todos os gostos e idades. Neste domingo (16), a programação segue com o Viva a Música e o show “Mesa de Bar”, com Gabe Almeida, Marcelo Massário e Renato Mirailh. A apresentação é a partir das 20h, diretamente do palco do Theatro Treze de Maio, com transmissão ao vivo no Youtube e no Facebook da Prefeitura e da Construtora Jobim.

A secretária de Cultura, Rose Carneiro, destaca que a cultura é pungente em Santa Maria e que a música ao vivo em bares é uma das muitas formas de valorizar os artistas locais. Com a ideia de dar foco ao trabalho desses músicos, o Viva Santa Maria traz um pouco dessa cultura à programação. 

“A música de bar também faz parte da cultura da cidade. A programação do Viva buscou também mostrar, de certa forma, o que representa para Santa Maria. São músicos conhecidos e reconhecidos por todos”, salienta Rose.

NOITE DE SAMBA
Por conta de um problema na Região Central do Estado por parte do prestador do serviço de internet, não foi possível fazer a apresentação ao vivo do show “Enredo que dá Samba” na noite deste sábado (15). Contudo, com os artistas de 7 agremiações carnavalescas prontos a entrarem no palco, a Prefeitura optou por gravar a apresentação. O vídeo estará disponível a partir das 14h deste domingo (16) no Youtube e no Facebook da Prefeitura.

“O ‘Enredo que dá Samba’ é um resgate da memória do Carnaval da cidade por meio de um projeto de extensão da UFSM, coordenado pela Cassiana Marques, pedagoga e servidora da instituição. Junto a representantes de diferentes agremiações, o projeto pensou em mostrar um pouco desse movimento no Município. A rede de internet demonstrou problemas que, segundo o provedor, afetou a Região Centro e Noroeste do Estado. Com a condição técnica prejudicada, resolvemos gravar o evento e transmiti-lo a partir deste domingo em respeito a todo trabalho das pessoas envolvidas”, conta a secretária de Cultura.

Ainda no Facebook e no Youtube da Prefeitura, também é possível assistir ao show da noite de abertura do Viva a Música: Memórias de uma Diva: Deborah Rosa”, nas vozes de Daiane Diniz, Tiane Tambara e Gisele Guimarães com Fabiano Ribeiro no violão. A apresentação foi uma homenagem à cantora santa-mariense de voz potente, sorriso largo e risada marcante, que faleceu precocemente em março deste ano. 

Esta edição do Viva Santa Maria tem o tema #CelebreComCuidado, que reforça que todos aproveitem o cronograma de atividades do mês sem esquecer os protocolos de saúde e segurança. O Viva Santa Maria 2021 tem promoção da Prefeitura de Santa Maria com apoio da Decorando Bem by Emesul, e patrocínio de Construtora Jobim, Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Novas Façanhas.

PROGRAMAÇÃO
VIVA A MÚSICA

– Uma série de atrações artísticas para todas as idades será transmitida do Theatro Treze de Maio, pelo Youtube  e pelo Facebook da Prefeitura e da Construtora Jobim. Também ocorre apresentação de vídeos feitos especialmente para a programação. Confira os shows:

Domingo (16), às 20h
Mesa de Bar com Gabe Almeida, Marcelo Massário e Renato Mirailh

Segunda-feira (17), às 20h
A Sbornia Kontr’Atacka, com Hique Gomez

CAMPANHA DO AGASALHO
– Lançada neste sábado (15), a campanha, que arrecadará roupas e cobertores, ocorre até 31 de julho. Confira aqui os pontos de coleta e mais informações.

1º CIRCUITO PEDAL E CULTURA
– O evento busca realizar uma ação esportiva, adequada ao momento atual e que estimule o exercício físico, a integração dos ciclistas, e que valorize pontos de cultura da cidade. O prazo para cumprir os desafios começou neste sábado (15) e vai até 30 de maio

VIVA OS LIVROS
– Até 29 de maio, 13 livrarias da cidade participam da ação que busca incentivar a leitura e valorizar o trabalho das lojas especializadas do Município.

CAMINHOS DA CIDADE FERROVIÁRIA
– Exposição de 40 fotos antigas da cidade, que foram colocadas nos canteiros centrais das duas primeiras quadras da Avenida Rio Branco. Por meio do Arquivo Histórico Municipal, da Fundação Eny e da Casa Museu Edmundo Cardoso, foi feito um resgate de fotos antigas da cidade. A exposição fica no local até o final do mês de maio e é uma viagem no tempo e na memória da cidade

VACINARTE
– Levar carinho e alegria também é uma forma de cuidar. Assim, o VacinArte tem como propósito promover intervenções artísticas aos pontos de imunização.

ARTE MURAL 
– Lançamento do edital Arte Mural Perau:
uma parceria entre as Prefeituras de Santa Maria e de Itaara para revitalizar a via que conecta as duas cidades

– Lançamento do vídeo Arte Mural Parque Itaimbé: o vídeo mostra o resultado final do trabalho Arte Mural Parque Itaimbé, que foi realizado com recursos da Lei Aldir Blanc e envolveu vários artistas de Santa Maria, que coloriram com sua arte o Parque Itaimbé

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: Ronald Mendes
Arte: Gibran Carrazzoni/Prefeitura
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial