Notícias

06/05/2021

Ação sobre segurança alimentar é tema de formação para gestão e colaboradores do Restaurante Popular


Foto: João Vilnei (Mtb: 18.086)

Na oportunidade, também foi destacada a história de Dom Ivo Lorscheiter, que dá nome ao restaurante

Uma ação de formação em segurança alimentar, proposta pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea), foi oferecida à nova gestão do Restaurante Popular Dom Ivo Lorscheiter e para os cerca de 10 colaboradores na tarde desta quinta-feira (6), em Santa Maria.

A presidente do Comsea em Santa Maria e coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, Irmã Loudes Dill, conversou com os administradores do restaurante, o casal Ana Amélia de Freitas Saccol e Alexandre Paz Cardoso, e com os profissionais que trabalham no estabelecimento. Na oportunidade, a Irmã Lourdes entregou uma revista que relata a história do restaurante, inaugurado em setembro de 2008 e criado com o objetivo social de atender pessoas com insegurança alimentar e que passam por algum tipo de vulnerabilidade, seja desemprego ou problema pessoal. 

“O Restaurante Dom Ivo é muito especial, pois foi criado para atender, principalmente, as pessoas desprotegidas da cidade. Nosso trabalho no Conselho é fazer a intermediação com os novos gestores, pois eles não entregam apenas comida para as pessoas, mas, sim, fazem parte da política pública que beneficia a população mais necessitada”, lembrou a Irmã Lourdes Dill, que, ao final, também entregou um banner do Projeto Esperança/Cooesperança, para ficar exposto no restaurante.

De acordo com o coordenador de Segurança Alimentar, Ronaldo Pozzobon, além de beneficiar as pessoas com insegurança alimentar, o restaurante também acolhe quem quiser se alimentar com uma refeição balanceada, de qualidade, com preço de baixo custo, pois o Restaurante Popular Dom Ivo é um restaurante popular social.

“Essa formação foi proposta e direcionada para as pessoas que produzem o alimento, que fazem acontecer o Restaurante Popular. Foi um momento para explicar o objetivo deste equipamento público de alimentação e nutrição”, enfatizou o coordenador Ronaldo.

Desde o mês de março deste ano, a empresa responsável pelo restaurante é a Alexandre Paz Cardoso – ME, administrada pelo casal Ana Amélia de Freitas Saccol e Alexandre Paz Cardoso, que é de Santa Maria e atua desde a década de 1990 no ramo de alimentação. O contrato emergencial dos serviços é de 90 dias para a gestão e a manutenção do Restaurante Popular e tem custo de R$ 189.750,00 para o Município.  

Localizado na Rua Dr. Pantaleão, 356, Bairro Centro, o Restaurante Popular Dom Ivo Lorscheiter serve até 575 almoços, de segunda a sexta-feira. Durante a pandemia, o local funciona no sistema pegue e leve, por ordem de chegada, das 11h30min às 13h30min. O preço do almoço é R$ 3. 

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial