Inicial > Notícias > Fiscalização Municipal Integrada realiza mais de...

Notícias

03/05/2021 03/05/2021 19h40m

Fiscalização Municipal Integrada realiza mais de 70 vistorias durante o final de semana


Foto: Guilherme Scapin Borges (Mtb: 18.470)

Por descumprimento de Decreto Estadual, um bar recebeu auto de infração e foi interditado. Mais sete notificações foram emitidas em outras vistorias

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da força-tarefa regida pela Fiscalização Municipal Integrada, realizou ações durante todo o final de semana para coibir a disseminação do coronavírus. De 30 de abril a 2 de maio, foram realizadas 78 vistorias junto a pessoas físicas e jurídicas, por descumprimento do Decreto Estadual vigente. Um bar recebeu auto de infração e foi interditado. Mais sete notificações foram emitidas durante outras vistorias.

A fiscalização emitiu o auto de infração e a interdição do bar na noite deste domingo (2), na Rua Serafim Valandro, no Bairro Centro. No momento da vistoria, havia aglomeração de pessoas, e elas não usavam máscara de proteção. Já a interdição foi cautelar, como medida preventiva, por desobediências sucessivas às regras de distanciamento social.

Ainda neste domingo, os fiscais da Prefeitura fizeram visitas em restaurantes e em lojas de conveniência. Todos os locais estavam em funcionamento e de acordo com os protocolos. Outras equipes de fiscais acompanharam e ajudaram a organizar as filas, para não haver aglomerações, nas imediações da Escola Estadual Cilon Rosa, na Avenida Presidente Vargas, no Bairro Patronato. No local, foram realizadas as prova do concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2021.

Na noite de sábado (1°), feriado do Dia do Trabalho, e na madrugada de domingo (2), o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) informou sobre as denúncias de aglomeração e de consumo de bebida alcoólica em via pública, e a Fiscalização Municipal Integrada dispersou pessoas nos seguintes locais: foram duas ações na Rua do Rosário e uma na Praça do Rosário, no bairro de mesmo nome; uma dispersão nas proximidades da Rua David Ribeiro, no Bairro Tomazetti, próximo a um condomínio residencial; e outra dispersão na Rua João Pereira Henrique, no Bairro Cerrito, próximo a uma casa noturna, mesma oportunidade em que foram notificadas quatro pessoas por consumo de bebida alcoólica em via pública.

Patrulha da Máscara

Em mais um fim de semana de atuação, a Patrulha da Máscara auxiliou nos postos de vacinação dos idosos de 60 anos ou mais, no sábado (1°) pela manhã. Os agentes organizaram as filas de espera e distribuíram fichas para as pessoas que aguardavam para receber a vacina contra a Covid-19. À tarde, os servidores percorreram praças, avenidas e principais ruas da cidade, orientando quanto ao uso dá máscara e em relação à importância de a população não promover ou participar de aglomeração.

No domingo à tarde, a Patrulha esteve na Praça do Mallet e constatou uma grande aglomeração de pessoas, muitas sem uso de máscara de proteção e não seguindo a orientação dada, pois alegaram “ser desnecessário o uso do equipamento”. Para registrar a movimentação, os servidores enviaram vídeos e imagens ao Ciosp comprovando os fatos relatados. 

Denúncias de descumprimento das medidas podem ser feitas à Guarda Municipal pelos números 153, (55) 99217-8122, 99167-4728 e 99167-8452 (os celulares, somente via WhatsApp). A Superintendência da Guarda Municipal enfatiza que esses números são exclusivos para o registro de denúncias.

Ações da Fiscalização Municipal Integrada
Entre 30 de abril e 2 de maio

• Vistorias realizadas – 78
• Notificações emitidas – 8

Alvos das vistorias
• Bar – 10
• Comércio em geral – 7
• Conveniência – 7
• Distribuidora de bebidas – 6
• Farmácia – 2
• Lancheria – 3
• Outros – 13
• Padaria – 2
• Restaurante – 12
• Supermercado – 16

Notificações emitidas
• Lancheria – 1 (deverá providenciar Alvará Sanitário, e todos os funcionários deverão fazer uso da máscara de proteção)
• Bar – 1 (auto de infração e interdição, por estar promovendo aglomeração de pessoas e sem uso de máscara) 
• Outros – 4 (consumo de bebida alcoólica em via pública)
• Distribuidora de bebidas – 1 (em funcionamento fora do horário permitido)
• Restaurante – 1 (em funcionamento fora do horário permitido)

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: Guilherme Scapin Borges (Mtb: 18.470) e Prefeitura de Santa Maria
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial