Notícias

24/03/2021 25/03/2021 07h52m

Comitiva do Exército faz vistoria na cidade em etapa do projeto de escolha para sede da nova ESA


Foto: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)

Prefeito Jorge Pozzobom e general que coordena o projeto concederam entrevista coletiva no início da tarde desta quarta-feira (24), no Centro de Adestramento-Sul (CA-Sul)

Depois de entregar documentos de oito projetos ao coordenador-executivo do Núcleo de Trabalho da Nova ESA, general de Divisão Joarez Alves Pereira Junior, na terça-feira (23), no Palácio Piratini, o prefeito Jorge Pozzobom recebeu o general em Santa Maria nesta quarta-feira (24). Na primeira atividade da comitiva do Exército na cidade, o general Joarez e o prefeito Pozzobom concederam entrevista coletiva à imprensa no início da tarde, no Centro de Adestramento-Sul (CA-Sul), no bairro Boi Morto, região oeste da cidade.

Durante o evento, que também contou com a presença do comandante da 3ª Divisão de Exército (3ª DE), general de Divisão Hertz Pires do Nascimento, e teve todos os protocolos de saúde e segurança respeitados, foram exibidos dois vídeos produzidos pela Prefeitura. O primeiro apresentou a estrutura de Santa Maria e suas potencialidades para receber a escola do Exército. O segundo mostrou o projeto em 3D de como ficaria a construção da nova ESA no Município.

Na ocasião, o prefeito reforçou os motivos pelos quais Santa Maria é a melhor escolha para a instalação da nova ESA. A cidade está na disputa com Ponta Grossa (PR) e Recife (PE) para receber a nova sede. Pozzobom recordou que o Município é o segundo maior contingente militar do país e pontuou a estrutura e as potencialidades que a cidade oferece. O chefe do Executivo municipal destacou o diferencial de Santa Maria:

“O principal na nossa cidade são as pessoas, que recebem todos com hospitalidade. Essa é a nossa maneira de cuidar da família militar. Esse carinho a quem chega é característico do povo gaúcho e do povo santa-mariense. Fora toda a estrutura para suporte, com contingente militar, as nossas pessoas estão de braços abertos para a nova ESA”, reforçou o prefeito.

O coordenador-executivo do Núcleo de Trabalho da Nova ESA garantiu que a cidade “querer a escola” tem grande peso para o alto comando do Exército Brasileiro. Joarez também pontuou que a escolha da nova sede está em fase de definição estratégica e salientou que o projeto é de extrema relevância às Forças Armadas. 

“São diversos fatores a serem avaliados, porque a escolha será definitiva. Assim que a escola for instalada na cidade escolhida, vai ter um impacto direto no município e no Exército. A ESA atende 2,4mil alunos por ano, e queremos aumentar esse número. Já os formandos são cerca de 1,1 mil por ano. Esses estudantes são números multiplicados para a cidade, pois as famílias vão junto com eles para a cidade da escola. Queremos garantir que o local a sediar a nova ESA tenha toda a estrutura para atender a família militar. E essa decisão não é minha, é do alto comando do Exército. Meu papel é avaliar todos os aspectos e passar os dados para eles”, apontou o general Joarez.

Depois da coletiva, o coordenador-executivo do Núcleo de Trabalho da Nova ESA fez vistorias no local apontado para construção da escola, que é a área onde fica o Centro de Instrução de Santa Maria (Cism), localizado no bairro Boi Morto, conhecido como polo militar do Município. O Cism passa por vistorias do Exército desde 2020. À noite, o general Joarez teria um encontro com empresários de Santa Maria, e, após, ficaria hospedado no Hotel de Trânsito de Santa Maria para, então, deixar a cidade na manhã desta quinta-feira (25).  

O empreendimento militar pode significar R$ 1,2 bilhão em investimentos para a cidade que será escolhida para sediar a nova ESA. A expectativa é de que o anúncio do município vencedor dessa disputa seja feito em maio.

Já no encontro de terça-feira, em Porto Alegre, junto ao governador Eduardo Leite, os documentos entregues pelo prefeito Pozzobom ao general Joarez representam projetos que a Prefeitura de Santa Maria desempenha para concluir os padrões estruturais para a instalação da nova ESA no Município. Confira quais são os projetos:

- Projeto da Corsan da nova rede de água e esgoto
- Projeto da RGE de ampliação da capacidade elétrica
- Projeto de conclusão da Avenida Perimetral Dom Ivo Lorscheiter
- Projeto da nova ponte de acesso ao Colégio Militar
- Projeto de ligação da Rua Irmã Dulce com a Avenida do Exército
- Projeto de ampliação do Aeroporto Municipal de Santa Maria
- Projeto de isenção de ISS e alteração no Plano Diretor para edificações na nova Vila Militar
- Projeto do novo Campo de Instrução em Itaara

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Foto: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial