Notícias

19/11/2019 19/11/2019 23h31m

Duas empresas competem para construir UBS que tem abrangência de 9 mil pessoas na Urlândia


Abertura dos envelopes junto ao Setor de Licitações da Prefeitura para fase de habilitação ocorreu nesta terça-feira (19)

Duas empresas gaúchas competem dentro do processo licitatório para a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) São Carlos, que vai ficar na Rua Agostinho Scolari, 546, no Bairro Urlândia, Região Sul de Santa Maria. É um investimento orçado em R$ 1.441.790,23, que só foi possível devido à persistência do Governo Municipal, pois o chefe do Executivo dedicou atenção especial para a liberação dos R$ 31 milhões que estavam retidos pelo Governo Federal há 10 anos e alocá-los nas áreas de Saúde e de Infraestrutura.

A abertura dos envelopes com o nome das empresas interessadas em assumir a obra ocorreu às 10h desta terça-feira (19), na Sala de Licitações (Rua Venâncio Aires, 2.277, 2º andar, no Centro Administrativo Municipal). As empresas são a Bel Construções LTDA, de São Pedro do Sul, e a Bragagnolo Construção Civil LTDA, de Erechim. Agora, elas serão avaliadas pelo Setor de Licitações da Secretaria de Finanças. Isso é necessário para verificar se as empresas atendem aos critérios do edital, o que chama-se de processo de habilitação. Não há prazo definido para a conclusão dessa fase.

Essa é a segunda vez em que a licitação é aberta. Na primeira ocasião, as três empresas interessadas em executar a obra foram inabilitadas. Elas não atendiam às especificações determinadas pelo edital.

Conforme o edital, a empresa contratada vai ficar responsável por fornecer o material e a mão de obra para execução do projeto de construção da UBS. A concorrência pública foi do tipo tomada de preços por regime de execução indireta. A unidade de saúde vai ocupar uma área de 470,44 m², e os recursos são federais. A obra está prevista para ficar pronta em oito meses com o prazo a contar a partir da assinatura da ordem de serviço.

Unidade abrange 9 mil pessoas na região

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a nova unidade deve substituir a antiga no Bairro Urlândia, que tem abrangência de 9 mil pessoas naquela região. Quem já estava cadastrado na antiga unidade não precisa fazer novo cadastro.

“Queremos oferecer à população em geral, bem como para os servidores, um espaço mais acolhedor, onde as pessoas recebam um atendimento apropriado e que os profissionais tenham condições apropriadas de prestar esse atendimento”, diz o secretário-adjunto de Saúde, Guilherme Ribas.

Ela incluirá duas equipes de Estratégia Saúde da Família (que inclui médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, agente de saúde e dentista), além de prestar atendimentos médicos diversos por uma equipe multiprofissional (clínica geral, enfermagem, psicologia, assistência social, odontologia e vacinação).

“As ESFs são especialmente importantes porque se aproximam da comunidade, indo até a casa das pessoas, para que elas constatem que têm direito à saúde. Um vínculo é criado de forma que essas pessoas vão buscar atendimento, melhorando sua saúde e qualidade de vida”, explica Ribas.

A intenção é que Santa Maria termine o ano de 2019 com 25 equipes de ESF. O funcionamento da UBS São Carlos será das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Texto: João Pedro Lamas (Mtb 17688)
Foto: Reprodução/Prefeitura de Santa Maria
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial