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18/11/2019 18/11/2019 17h47m

Prefeitura está certificada pelo governo do Estado para funcionamento da Central Telefônica do Samu


A regulação médica por Santa Maria está sendo realizada desde 11 de novembro

Uma visita técnica de representantes do Departamento de Regulação Estadual do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência a Santa Maria marcou oficialmente a certificação da Central Telefônica do Samu no Município. Na manhã desta segunda-feira (18), o prefeito Jorge Pozzobom recebeu representantes do governo do Estado na nova estrutura da Central. A regulação médica está sendo feita de forma local, e não mais de Porto Alegre, há uma semana, pelo mesmo número de telefone: 192. 

“Trata-se de um compromisso que assumimos com a população de Santa Maria, ainda em 2012, para preservar a saúde das pessoas. Com muita vontade e determinação, estamos investindo no bom atendimento dos pacientes e nas boas condições de trabalho aos socorristas”, afirma o prefeito Jorge Pozzobom, cumprimentando a equipe que integra o Samu, presente no ato.

Conforme o coordenador médico do Samu no Estado, Jimmy Herrera, que participou do ato, Santa Maria é o primeiro município gaúcho a ter a regulação médica local efetivada. “O empenho da Administração Municipal em montar a central qualifica o sistema de saúde e faz com o que o Município se desenvolva”, explica Herrera. 

A Central Telefônica do Samu com regulação médica por Santa Maria funciona diariamente das 7h às 19h. Nos demais horários, a regulação se dá por Porto Alegre. Para isso, sete médicos reguladores foram contratados, e a frota de ambulâncias foi renovada, demonstrando o investimento realizado pelo Município.

“O investimento por parte do Município para a implantação da regulação médica local é de mais de R$ 52 mil mensais, totalizando cerca de R$ 337.700 mensais, recursos bem investidos que servem para salvar vidas. Agradecemos pelo apoio do Conselho Municipal de Saúde, que atua no controle social”, disse o secretário de Saúde, Francisco Harrisson, acompanhado do secretário adjunto, Guilherme Ribas.

A garantia de mais agilidade nos atendimentos móveis de urgência e emergência para a população por meio do Samu foi comprovada durante a primeira semana de serviços. A confirmação foi dada pelo representante do Instituto Masper, Nilvo Garcia da Rosa, responsável por prestar o serviço no Município. Segundo ele, a previsão era de que o atendimento fosse realizado em até dois minutos, o que está acontecendo em tempo menor do que o estipulado.

O ato também contou com a enfermeira reguladora da Coordenadoria Estadual de Urgência e Emergência do Estado, Marly Moraes Lima, com o responsável pela empresa de software True, Sérgio Carrasco, e com o superintendente Administrativo e Financeiro, Heverton Prates, e com o superintendente Setorial, Christian Lacorte.

SAIBA MAIS

Em 2011, o Município passou a contar com o Samu. Agora, Santa Maria é pioneira no Estado no sentido que não usa médicos intervencionistas para regular os atendimentos. A equipe da regulação compartilhada é composta por sete médicos reguladores treinados, além da equipe intervencionista de oito médicos emergencistas, que já atuava no Samu e é usada para atendimentos dos pacientes nas ambulâncias.

Texto: Manuela Vasconcellos (Mtb: 14.102)
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

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