Inicial > Notícias > ESF Victor Hoffmann é selecionada para...

Notícias

13/11/2019 13/11/2019 13h01m

ESF Victor Hoffmann é selecionada para Mostra Estadual do Programa Saúde na Escola


O trabalho apresentado, a paródia “Um mosquito”, possui mais de 7 mil visualizações no YouTube

A Estratégia Saúde da Família (ESF) Victor Hoffmann, na Vila Rossi, apresentou a paródia “Um mosquito” que trata sobre a prevenção da dengue. A apresentação ocorreu durante a Mostra Estadual do Programa Saúde na Escola (PSE), na última terça-feira (12), no Ministério Público Estadual, em Porto Alegre.

O trabalho apresentado foi um dos dois selecionados para representar a Região Central do Estado. Inspirada no sucesso “Despacito” foi criada em 2017 e envolveu mais de 100 pessoas desde a produção até a realização. O objetivo era trabalhar a prevenção contra o Aedes Aegypti, mosquito vetor da dengue, mas o vídeo repercute até hoje.

“Nós criamos esses trabalhos depois de conversarmos com a comunidade sobre quais demandas são mais urgentes, e se tratando do principal eixo do Programa Saúde na Escola, resolvemos produzir a paródia sobre a dengue”, conta Tatiane Sultis Pilati, agente de saúde da ESF.

Inicialmente, a paródia foi levada para as instituições de ensino Escola Municipal Ensino Fundamental Leduvina da Rosa Rossi e Escola Estadual Ensino Médio Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco. Depois, os agentes de saúde a levaram a ação para os Grupos de Promoção de Saúde.

Junto com os demais trabalhos feitos no Estado, Tatiane foi à Capital Gaúcha representando a ESF Victor Hoffmann e ressaltou que nada seria possível sem o trabalho da equipe da Unidade de Saúde.

“O agente de saúde é o grande articulador de tudo isso, já que ele consegue se inserir na comunidade e elaborar método e ações para trabalhar a prevenção”, complementa ela.

O sucesso de “Um mosquito” foi tão grande que a produção teve proporção nacional, chegando aos estados do Ceará, de Minas Gerais e de São Paulo. O vídeo possui mais de 7 mil visualizações no Youtube.

Como a produção de vídeos é uma das marcas registradas da ESF, depois de “Um mosquito”, a ideia é continuar produzindo mais ações como essa. 

“Nós gostamos de trabalhar com o ‘compartilhamento positivo’ nas redes e percebemos que a nossa comunidade é engajada na internet. Então achamos essa como uma boa estratégia para alcançá-los”, diz Tatiane. 

Confira o vídeo da paródia “Um mosquito” aqui

Texto: Acadêmica de Jornalismo Júlia Goulart
Edição: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: Prefeitura de Santa Maria / Divulgação
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial