Notícias

17/05/2019 17/05/2019 11h30m

Prefeitura participa de audiência pública sobre desenvolvimento rural na Câmara de Vereadores


 

Encontro promoveu debate entre representantes do Legislativo e da comunidade

A Prefeitura de Santa Maria, por meio de Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, participou da audiência pública, realizada na Câmara de Vereadores na noite de quinta-feira (16.05), em torno da construção de políticas públicas em favor do setor rural da região. O encontro contou com a participação do secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho (PP), além da presidente do Legislativo santa-mariense, Cida Brizola (PP), e do vereador João Kaus (MDB), que foi o proponente da discussão sobre o tema do desenvolvimento rural da região.  

O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, enfatizou que o encontro representou boa oportunidade para se apontar as peculiaridades de Santa Maria e as possibilidades de construção de políticas públicas relacionadas ao setor rural para a região.

“São muitos os temas a serem abordados como o êxodo rural, a qualificação de produtores e a diversificação da produção, além da reimplantação da feira agropecuária que já tivemos. Para tanto, temos de melhorar a infraestrutura do Interior como as estradas e a carga de energia elétrica. Tudo isso precisa ser construído por meio de parcerias com vários representantes da sociedade para que se possa agregar valor à nossa produção”, observou o secretário.

De acordo com o secretário estadual Covatti Filho, o setor agrícola é responsável por 40% do Produto Interno Bruto do Estado. Por isso, o escoamento dessa produção exige estradas em condições de atenderem à demanda, assim como programas de incentivo para custeio das obras necessárias. 

“A agricultura é a espinha dorsal, o pilar de sustentação da economia do Rio Grande do Sul e Santa Maria está no coração do Estado. Portanto, o município necessita de condições adequadas para sua produção rural, assim como merece a retomada da realização de feiras agropecuárias”, constatou o secretário estadual. 

Texto: Erenice de Oliveira (Mtb: 9040)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)/ Prefeitura 
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial