Inicial > Notícias > Procon-SM realiza ação e divulga plataforma...

Notícias

15/03/2019 15/03/2019 15h49m

Procon-SM realiza ação e divulga plataforma de intermediação de conflitos nas relações de consumo


Atividades ocorreram na Praça Saldanha Marinho, na manhã desta sexta-feira, Dia Mundial do Consumidor

 

Em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, nesta sexta-feira (15), o Procon de Santa Maria realizou uma ação pública para divulgar a plataforma online criada para auxiliar a população na intermediação de conflitos de natureza comercial. Durante a manhã, equipes do Procon Municipal estiveram na Praça Saldanha Marinho orientando, tirando dúvidas e divulgando o aplicativo do Governo Federal, desenvolvido para sistemas IOS e Android. A atividade integra a agenda promovida pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), quando os Procons de todo o país estão engajados nessa data.

A plataforma www.consumidor.gov.br é uma ferramenta que colabora com os cidadãos, principalmente naquelas cidades que não possuem órgãos de defesa. Por ser online e de fácil acesso para o registro de reclamações, proporciona comodidade aos consumidores. Além disso, não substitui os órgãos devidamente constituídos.

De acordo com a coordenadora do Procon Municipal e presidente da Associação Gaúcha de Procons, Marcia Moro da Rocha, a plataforma do consumidor propõe a prestação de um serviço público e gratuito, pela internet, para a resolução de conflitos de consumo. Dela, participam, de forma integrada, a Senacon, os Procons, entidades civis de defesa do consumidor, Ministérios Públicos, Defensorias Públicas, Tribunais de Justiça e empresas participantes.

“O foco da plataforma é promover a comunicação direta entre consumidores e fornecedores de produtos e serviços de consumo. A participação das empresas é voluntária, e só são permitidas aquelas que aderem formalmente ao serviço, mediante a assinatura de termo, no qual se comprometem a conhecer, analisar e investir todos os esforços disponíveis para a solução dos problemas apresentados”, explica Marcia Moro da Rocha.

A coordenadora do Procon Municipal informa que os índices de solução na plataforma ultrapassam 80%, e as reclamações registradas alimentam uma base de dados qualificada que permite o monitoramento efetivo dos canais das empresas, oferecendo subsídios para o aprimoramento do serviço.

“É importante destacar que a palavra final é sempre do consumidor, pois após a reposta do fornecedor, o reclamante tem a possibilidade de avaliar se a reclamação foi resolvida ou não, além de atribuir uma nota de satisfação e um comentário final”, conclui Marcia da Rocha.

 

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial