Notícias

03/01/2019 03/01/2019 14h18m

Prefeitura e Associação Aliança pelo Samba se reúnem para debater novo formato do Carnaval de rua


Reunião com representantes das escolas de samba participaram do encontro, na Escola Mocidade Independente das Dores (Fotos: Deise Fachin/Prefeitura)

Executivo não descartou a realização da festa, mas reiterou que não tem como investir recursos públicos no formato tradicional do carnaval

 

A Prefeitura de Santa Maria, a diretoria da Associação Aliança pelo Samba e os presidentes das escolas de samba se reuniram, na tarde de quarta-feira (02), para deliberar sobre as festividades do Carnaval 2019. Na sede da Mocidade Independente das Dores, ficou definido que a festa mais popular do país não está descartada no Município. No entanto, o Executivo propôs um novo formato, que vai ser discutido e avaliado por uma comissão formada pelo Poder Público e pela diretoria da Associação.

Há três anos, o Carnaval de rua – tradicionalmente ocorrido na Avenida Liberdade – não é realizado na cidade. As dificuldades financeiras inviabilizaram a festa. Em 2019, a Prefeitura quer recuperar o Carnaval junto às escolas de samba e, por isso, convocou a reunião.

O vice-prefeito Sergio Cechin; o secretário chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez; e a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Marta Zanella, participaram do encontro e se colocaram à disposição para viabilizar a festa. Os três ressaltaram a vontade do Executivo em promover o Carnaval, mas reiteraram que as dificuldades financeiras são uma realidade no Município, assim como em outras cidades – que optaram por cancelar a festividade. Dessa forma, a Prefeitura não tem como alocar recursos públicos no formato tradicional da festa em Santa Maria.

“Temos vontade e queremos o Carnaval, por isso estamos trabalhando para viabilizar a festa da melhor forma possível, contemplando a todos: às escolas de samba, às comunidades e toda à população que gosta da festa”, disse o vice-prefeito.

“Vamos recuperar o nosso Carnaval, mostrar que estamos vivos e queremos. Mas, o Carnaval tradicional não tem como sair”, reforçou a secretária Marta.

NOVO FORMATO

A Prefeitura de Santa Maria sugeriu um novo formato de Carnaval de rua. A descrição e os detalhes serão repassados às escolas para que, juntos ao Poder Público, as agremiações possam discutir e debater as melhorias. O projeto, inicialmente, consiste em trazer o Carnaval na área central. Assim, não haveria o desfile tradicional, mas uma grande festa envolvendo as agremiações, os clubes e os blocos.

“Temos algumas estruturas próprias que poderíamos utilizar, além de buscar parcerias e patrocinadores. Entendemos a necessidade de resgatar o Carnaval, mas, para isso, precisamos iniciar em um novo formato”, disse o secretário chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez.

Uma comissão formada entre representantes da Prefeitura e da Associação Aliança pelo Samba vai se reunir nos próximos dias para estudar a proposta e formatá-la.

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial