Notícias

11/12/2018 11/12/2018 16h52m

Prefeitura de Santa Maria recebe certificado como polo de Educação Fiscal no Estado


Prefeito Jorge Pozzobom recebeu diploma de Honra ao Mérito por apoiar as ações realizadas pelo Programa Municipal de Educação Fiscal (Foto: João Alves)

Certificação é resultado do trabalho desenvolvido desde 2002 pelo PMEF

O trabalho desenvolvido pelo Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) desde 2002 rendeu à Prefeitura de Santa Maria o certificado de cidade-polo de Educação Fiscal do Estado. O certificado é concedido pelo Grupo de Educação Fiscal do Estado do Rio Grande do Sul (Gefe/RS) e representa o esforço dos profissionais por trabalharem, com crianças e jovens, a partir de diferentes formas, temas como tributos, consciência cidadã, direitos e deveres, por exemplo.

Nesta terça-feira (11), a coordenadora do PMEF, Rosaura Vargas, junto às demais integrantes do programa, Adriana Aires e Rozânia Rosa, e à diretora da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Ady Schneider Beck, Elizabete Pozzobon, entregou ao prefeito Jorge Pozzobom um diploma de Honra ao Mérito também concedido pelo Gefe/RS. O chefe do Executivo recebeu o diploma por incentivar e apoiar, no Município, as ações realizadas pelo PMEF. Hoje, o programa atua em 66 das 78 escolas da Rede Municipal de Ensino.

“Não tenho dúvidas que o trabalho que o Programa Municipal de Educação Fiscal desenvolve é de fundamental importância. Explicar sobre tributos, por exemplo, é bastante difícil, e é por meio do programa e da forma lúdica que ele atua que as nossas crianças conseguem entender melhor. Sempre incentivaremos o programa e nossa meta é, no próximo ano, que o programa esteja presente em todas as nossas escolas”, destacou o prefeito Pozzobom.

A entrega da certificação ocorreu no dia 04 de dezembro, em Porto Alegre, quando 14 projetos de Educação Fiscal receberam diplomas de Honra ao Mérito. Entre as premiadas, está a EMEI Ady Schneider Beck, que desenvolveu o projeto “Brincar de ser cidadão”, que buscou desenvolver ações para o despertar da consciência de cidadania, além do acesso a informações relativas à Saúde e à preservação do Meio Ambiente.

“Trabalhar a Educação Fiscal em sala de aula é despertar o interesse das crianças nesse tema tão complexo. Eles precisam entender a importância de pedir a nota e precisam saber que é com o imposto pago que eles receberão melhorias na sua cidade. É esse ensinamento que buscamos passar com o programa”, explica Rosaura.  

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial