Inicial > Notícias > Vinte e três escolas da Rede...

Notícias

10/12/2018

Vinte e três escolas da Rede Municipal de Ensino são contempladas com equipamentos de informática


Além das escolas do Município, todas as instituições do Estado receberão os materiais (Foto: Divulgação/Prefeitura)

BNDES divulgou a relação das escolas de Santa Maria e de Cachoeira do Sul que receberão investimentos de R$ 2,1 milhões

 

O Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) divulgou, nesta segunda-feira (10), as 23 escolas da Rede Municipal de Ensino contempladas pelo Programa de Inovação Educação Conectada. Todas as escolas do Estado de Santa Maria e de Cachoeira do Sul, além das municipais sorteadas das duas cidades, receberão R$ 2,1 milhões em equipamentos de informática. A próxima etapa consiste em uma reunião, em janeiro de 2019, no Rio de Janeiro, para definir a estruturação das ações previstas nos projetos e como será feita contratação.

Santa Maria e Cachoeira do Sul foram as únicas cidades da Região Sul do país a serem contempladas pela chamada pública, que é a primeira ação estruturada do BNDES no Programa de Inovação Educação Conectada - Implementação e Uso de Tecnologias Digitais na Educação, do Governo Federal.

O prefeito Jorge Pozzobom e a secretária Municipal de Educação, Lúcia Madruga, vibraram com a conquista, já que as escolas receberão notebook educacionais, carrinho e armazenamento e recarga de netbooks, kit Robótica Educacional para o Ensino Fundamental, acessórios, ferramentas e materiais didáticos para salas criativas nas escolas e formação de professores.

“Em tempo de escassez financeira, receber diversos equipamentos para nossas escolas é uma conquista enorme. Estamos muito felizes e temos certeza que as 23 escolas saberão utilizar muito bem esses materiais”, destacou o prefeito Jorge Pozzobom.

“Esses equipamentos vão qualificar ainda mais o ensino e vêm a contribuir com as escolas, tanto para os estudantes quanto para os professores”, complementou a secretária Lúcia Madruga.

A professora do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal e articuladora do programa na cidade, Maritê Moro Neocatto, ressaltou a importância da modernização dos equipamentos e como os novos materiais irão qualificar ainda mais a Rede Municipal de Ensino. Segundo ela, no próximo mês, uma reunião no Rio de Janeiro entre as cidades contempladas e o BNDES deve apresentar o projeto inicial e a estruturação das ações previstas; esclarecer pontos para a implantação do projeto; e definir outros detalhes de como será feita a contratação para a aquisição dos equipamentos.

 “Todas as 23 escolas serão contempladas. O processo é feito por etapas e, agora, após divulgada a relação de instituições beneficiadas, é necessário fazer a contratação para a compra dos materiais, e é isso que será definido no encontro no Rio de Janeiro”, explicou Maritê.

AS ETAPAS PARA A DEFINIÇÃO DAS ESCOLAS

Com o objetivo de fomentar o uso de tecnologia como ferramenta pedagógica nas escolas públicas de Educação Básica, o BNDES promoveu a chamada pública para apoiar projetos de incorporação de tecnologias digitais nas escolas. Todos os estados puderam participar, em conjunto com um ou dois de seus municípios (faixa I – cidades que têm entre 20 e 59 escolas; e faixa II – entre 60 e 150 escolas). Após terem os municípios definidos, os estados escolheram suas cidades (Santa Maria e Cachoeira do Sul pelo Rio Grande do Sul) e, por fim, o Estado foi sorteado em primeiro na Região Sul, à frente do Paraná e de Santa Catarina.

Conforme as regras estabelecidas pelo BNDES, as escolas foram selecionadas pelos sorteios da loteria federal dos dias 1º e 05 de dezembro. A cada escola foi atribuído os números da sorte.

 

ESCOLAS CONTEMPLADAS
EMEF Antônio Gonçalves Do Amaral
EMEF Rejane Gervine
EMEF Irmão Quintino
EMEF Lívia Menna Barreto
EMEF Aracy Barreto Sacchis
EMEF Castro Alves
EMEF Euclides Da Cunha
EMEF Perpétuo Socorro
EMEF Pinheiro Machado
EMEF Altina Teixeira
EMEF Zenir Aita
EMEF Alfredo Winderlich
EMEF São João Batista
EMEF Vicente Farencena
EMEF Júlio Do Canto
EMEF Nossa Senhora Da Conceição
EMEF Ione Parcianello
EMEF Padre Gabriel Bolzan
EMEF Maria De Lourdes Castro
EMEF Hylda Vasconcellos
EMEF Diácono João Luiz Pozzobon
EMEF Adelmo Simas Genro
EMEF Chácara Das Flores

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: Divulgação/Prefeitura
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial