Notícias

06/12/2018

Em Brasília, Prefeitura busca apoio de lideranças políticas para abertura total do Hospital Regional


Encontros ocorreram nesta semana (Foto: Divulgação/ Prefeitura)

Secretária de Saúde do Município esteve reunida com ministro da Saúde e outras lideranças

Buscando apoios e investimentos para a área da Saúde, a secretária de Saúde de Santa Maria, Liliane Mello Duarte, cumpriu, nesta semana, agenda em Brasília. Na Capital Federal, a titular da pasta, junto a vereadores do Município, esteve reunida com o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, com o deputado Afonso Hamm e com o senador Lasier Martins.

A pauta principal do encontro foi o Hospital Regional de Santa Maria. Conforme Liliane, Santa Maria tem uma carência histórica de leitos hospitalares, que poderia ser sanada se o Hospital Regional funcionasse com toda a sua capacidade. Inaugurado em julho deste ano, o complexo hospitalar, hoje, oferece atendimento apenas no Ambulatório de Doenças Crônicas, voltado a pacientes hipertensos e diabéticos.

Assim, Liliane buscou, junto ao ministro e às demais lideranças políticas, apoio para que sejam destinados recursos ao hospital, que é referência para mais de 40 municípios da Região Central do Estado, pertencentes a 4ª Coordenaria de Saúde (4ª CRS).

“Esses leitos são extremamente importantes para a nossa região e fazem falta para que consigamos dar conta da demanda. Precisamos que o Regional funcione por completo e, para isso, é necessário investimento”, destacou a secretária.

Além do Regional, outros assuntos ligados à Saúde também estiveram em pauta. Conforme Liliane, foi solicitada a habilitação do serviço “Santa Maria Acolhe”, para a vinda de um financiamento no valor de R$ 30 mil ao mês, para manutenção do serviço. Ainda, foi solicitado ao ministro da Saúde a liberação de duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para que elas sejam descaracterizadas e, uma delas, utilizadas em um projeto que está sendo criado pelo prefeito Jorge Pozzobom, a Farmácia Móvel.

O surto de Toxoplasmose também foi tratado durante a agenda da secretária. Na oportunidade, o ministro Gilberto Occhi se comprometeu em garantir o envio das medicações para pacientes com toxoplasmose congênita e as gestantes, conforme é previsto em portaria nacional.

Completaram a comitiva de Santa Maria, o vereador e presidente do Legislativo, Alexandre Vargas; e os vereadores Marion Mortari e Vanderlei Araújo.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: Divulgação/ Prefeitura
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial