Notícias

05/12/2018

Biblioteca Pública Municipal encerra 2018 com atividades de formação e de leitura inclusiva


Foto: Deise Fachin

Centro de Inclusão Digital é um espaço mantido pela Prefeitura para facilitar o acesso da comunidade à tecnologia

 

Além de ser um espaço aberto para consultas, empréstimos, pesquisas e ações que possibilitem a formação de novos leitores, a Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide também oferece a oportunidade de inclusão e disseminação do conhecimento. Nesta semana, duas ações tiveram destaque entre as inúmeras atividades promovidas pela Prefeitura e coordenadas pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

Na terça-feira (04), a biblioteca e o Grupo de Trabalho Centro realizaram o “Encontro de Leitura Inclusiva”, em comemoração ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (03 de dezembro), promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), desde 1992. Participaram da atividade alunos da Escola Estadual de Educação Especial Doutor Reinando Fernando Coser e da Escola Municipal Pão dos Pobres Santo Antônio.

“Foi um trabalho muito emocionante. Durante três horas, alunos das duas instituições de ensino participaram de atividades como contação de história em Braile, em Libras e adaptadas, além de uma roda de conversa sobre os livros preferidos de cada um”, comentou a coordenadora da biblioteca pública e secretária adjunta de Cultura, Esporte e Lazer, Márcia Teston.

Outra atividade realizada na Henrique Bastide encerrou seus trabalhos nesta semana. O Centro Inclusão Digital (CID), promovido pela Prefeitura e pela Fundação Bradesco, em parceria com o Lions Clube Santa Maria Centro certificou duas turmas, uma de idosos e outra de jovens. Atualmente, o CID atende adolescentes, idosos e público em geral, com turmas três vezes por semana. Nesta quinta-feira (06), mais uma turma concluirá o ano letivo.

“Assim que finalizarmos os trabalhos com as turmas de 2018 vamos começar a preparar novos cursos e turmas para o ano que vem. Nosso desejo – e estamos trabalhando para isso – é montarmos um grupo para aulas à noite, pois temos demanda para este turno”, explicou o professor Nelson Miorim de Medeiros, responsável pela turma para idosos.

 

SAIBA MAIS
O Centro de Inclusão Digital (CID) foi inaugurado em 04 de novembro de 2009, por meio de parceria entre a Prefeitura Municipal de Santa Maria e a Fundação Bradesco, renovada pelo prefeito Jorge Pozzobom em setembro de 2017. É um espaço criado com o objetivo de facilitar o acesso à tecnologia, promover a inclusão digital, estimular o desenvolvimento da comunidade e desenvolver a responsabilidade social. As atividades são coordenadas pelas secretarias de Educação e de Cultura, Esporte e Lazer.

O público-alvo são, preferencialmente, pessoas da terceira idade e demais interessados. No espaço, são oferecidos cursos e oficinas de conhecimento básico de Informática, além de cursos on-line promovidos pela Escola Virtual. O atendimento é realizado por professores voluntários, por meio de parceria com o Lions Clube Santa Maria Centro.

O Centro de Inclusão Digital funciona no primeiro andar da Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide (Avenida Presidente Vargas, nº 1.300, no Centro Integrado de Cultura Evandro Behr).

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: Deise Fachin e Divulgação/Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial