Inicial > Notícias > Festival Estudantil Temático de Trânsito encerra...

Notícias

04/12/2018 04/12/2018 11h21m

Festival Estudantil Temático de Trânsito encerra edição de 2018 com apresentações no CDM


Alunos de todas às séries de ensino participaram do festival (Foto: Deise Fachin)

Estudantes de quatro escolas municipais de Santa Maria expuseram trabalhos com temas ligados à segurança e educação no trânsito

A manhã desta terça-feira (04) foi de muita criatividade no Centro Desportivo Municipal (CDM). É que o local foi palco do encerramento das atividades de 2018 do Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran), projeto desenvolvido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em parceria com a Prefeitura de Santa Maria. Na oportunidade, foram apresentados trabalhos de alunos de quatro escolas do Município que aderiram ao projeto.

Com o tema “FETRAN – Transformando atitudes para Salvar Vidas”, o projeto é desenvolvido nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) João da Maia Braga, Dom Antônio Reis, Professora Edy Maya Bertoia e Zenir Aita, alcançando mais de mil alunos. O objetivo do projeto é incluir a temática trânsito no cotidiano escolar, por isso, ao longo do ano, são realizados diferentes trabalhos com o tema.

No encerramento, algumas das peças são apresentadas às demais escolas. Com paródias, teatros, danças, poemas e poesias, por exemplo, estudantes de diferentes séries de ensino abordaram o tema do trânsito, destacando, a importância de não beber ao dirigir, não falar ao celular estando ao volante, estar atentos ao semáforo, entre outras dicas de segurança e educação no trânsito.

“As escolas aderiram ao programa com muita dedicação. O que os alunos aprendem no espaço escolar eles levam para casa e para vida. Eles compartilham com as famílias e adotam como exemplo”, destacou a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação do Município, Adriana Knackfuss.

Além de conferirem as apresentações dos colegas, as crianças também tiveram uma surpresa. Elas receberam o mascote do Fetran e puderam ver de perto um helicóptero da PRF, que pousou no pátio do CDM pela manhã.

“Os trabalhos que vocês desenvolvem chegam na família e na sociedade. Sabemos o resultado deste trabalho e acreditamos que teremos um trânsito mais seguro e com menos mortes”, comentou o inspetor da PRF, Éder Macedo.  

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial