Notícias

01/12/2018 01/12/2018 16h11m

Prefeitura realiza ação social para marcar o Dia Internacional de Combate à Aids


Equipes do Município realizaram testes rápidos (Foto: João Alves)

Testes rápidos, distribuição de preservativos e orientações foram realizadas com quem transitou pela Praça Saturnino de Brito

Quem circulou pela Praça Saturnino de Brito, na Região Central da cidade, neste sábado (1º), pôde acompanhar uma ação social realizada pela Prefeitura de Santa Maria em alusão ao Dia Internacional de Combate à Aids, celebrado neste sábado.

Profissionais da Política HIV/Aids, IST’s e Hepatites Virais do Município, da Casa 13 de Maio, da Unidade Móvel de Saúde, da Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Franciscana (UFN), além de estagiários dos cursos de Psicologia e Enfermagem da UFN e da Fisma realizaram testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C com quem passou pelo local.

Além disso, a equipe também distribuiu materiais informativo e preservativo e conversou com moradores e trabalhadores do entorno da praça, repassando orientações sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), formas de prevenção, número de casos no Município, entre outros assuntos. A ação integra a programação da campanha Dezembro Vermelho no Município, que é dedicada à prevenção e à promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/Aids.

“Vir até a praça é uma forma de dar visibilidade a este tema. Ajuda a divulgar nossas ações e serviços para a comunidade e também auxilia na luta contra o preconceito. Esse assunto ainda é um tabu porque, muitas vezes, as pessoas não têm as informações necessárias”, destacou a coordenadora da Política HIV/Aids, IST’s e Hepatites Virais do Município, Daiane de Magalhães Tolentino.

O prefeito Jorge Pozzobom esteve na Praça Saturnino de Brito para acompanhar a atividade. O chefe do Executivo parabenizou a equipe por promover ações que envolvem a comunidade, além de reforçar o compromisso da Gestão Municipal com a área da Saúde.

“Sabemos que a informação é essencial para rompermos com o preconceito. Por isso, é fundamental estarmos junto à população, oferecendo nossos serviços e o conhecimento dos nossos profissionais”, destacou o chefe do Executivo.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial