Inicial > Notícias > Para conscientizar sobre segurança operacional do...

Notícias

15/10/2018 15/10/2018 16h53m

Para conscientizar sobre segurança operacional do Aeroporto, Prefeitura realiza palestra nas escolas


Objetivo das palestras é garantir a segurança no Aeroporto Municipal (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Estudantes das instituições da Zona Lesta da cidade também receberão material informativo repassado pela Anac

 

A utilização indevida de canetas laser e soltar balões de ar é um grave risco para a aviação. Diante da necessidade de promover a conscientização sobre esses perigos, a Prefeitura de Santa Maria percorrerá, nesta semana, sete escolas das redes Municipal e Estadual de Ensino para falar sobre segurança operacional (confira abaixo o cronograma). As palestras serão realizadas pela equipe do Aeroporto Municipal e são alusivas ao Dia do Aviador (23 de outubro) e ao Dia das Crianças, celebrado no dia 12 de outubro.

Todas as escolas visitadas se encontram na Zona Leste da cidade, onde também está localizado o Aeroporto Municipal. Conforme o superintendente de Segurança Operacional, Aleques Machado Martins, as palestras serão ministradas nos turnos da manhã e da tarde. Nos encontros, também serão abordados os riscos de soltar pipas e papagaios próximos do aeródromo, os perigos de apontar lanternas a laser para as aeronaves em aproximação para o pouso, bem como os problemas em jogar lixo nos arredores do aeroporto.

“É preciso conscientizar as crianças sobre estes riscos e, por isso, vamos até as escolas levar informações e tirar dúvidas”, destacou o gerente de segurança operacional.

Na oportunidade, serão entregues revistas em quadrinhos (gibis) da Turma da Mônica. A edição especial apresenta história sobre conscientização operacional próximo de aeródromos. O material informativo foi repassado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e será destinado às crianças de cinco a dez anos.

Após as palestras, as escolas poderão indicar alunos para fazer uma visita, no dia 29 de outubro, ao Aeroporto Municipal de Santa Maria. No local, as crianças poderão acompanhar demonstração das atividades diárias, como canal de inspeção (sistema de Raio-X), embarque e desembarque, além de poderem se aproximar das aeronaves e verificar a demonstração com cães farejadores, sendo esta atividade realizada com o apoio da Brigada Militar.

CRONOGRAMA*
Terça-feira (16) – às 10h e às 14h30min – EMEF Santa Helena
Quarta-feira (17) – às 13h30min – EMEF Lívia Menna Barreto
Quinta-feira (18) – às 13h30min – EMEF Vicente Farencena
Quinta-feira (18) – às 10h30min – EEFM Edna May Cardoso
Sexta-feira (19) – às 8h30min – EMEF Padre Gabriel Bolzan
Segunda-feira (22) – às 10h – EMEF Vicente Farencena
*A Escola Estadual Margarida Lopes também receberá a palestra, em dia a ser definido

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: Divulgação/Prefeitura
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial