Notícias

10/10/2018

Prefeitura de Santa Maria promove, nesta quarta-feira, IX Jornada Municipal de Educação Ambiental


Evento ocorre paralelamente ao Simpósio Internacional de Educação (Foto: João Alves)

Palestras, oficinas e mesas redondas estão sendo realizadas na Universidade Federal de Santa Maria

 

Educadores das redes públicas e privada da cidade, estudantes do ensino fundamental, médio e superior e autoridades se reuniram, nesta quarta-feira (10), para discutir um assunto de extrema importância para o presente e o futuro: Educação Ambiental. É que eles participam da IX Jornada Municipal de Educação Ambiental, da Prefeitura Municipal, realizada paralelamente ao I Simpósio Internacional de Educação Ambiental e Sustentabilidade, promovido pelo Curso de Especialização em Educação Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Coordenada pela Secretaria Municipal de Educação, a Jornada busca aprofundar o debate quanto às concepções e metodologias utilizadas no desenvolvimento da Educação Socioambiental, bem como discutir e propor a inclusão da temática no currículo dos cursos de licenciaturas, como disciplina obrigatória. Neste ano, a IX Jornada teve como tema “Educação Socioambiental: aprendizagem e qualidade de vida no espaço escolar”.

A secretária de Educação, Lúcia Madruga; a coordenadora da Jornada, Vera Simon; e a secretária de Meio Ambiente, Sandra Rebelato, participaram da atividade e destacaram a importância da união de todos para qualificar ainda mais a Educação Ambiental, bem como ressaltaram a relevância das ações estarem ocorrendo na UFSM, integrando os diversos saberes.

“A Educação Ambiental necessita de todos. De forma inovadora, a Jornada ocorre dentro da Universidade Federal, representando a união e o compromisso de todos com a questão. É necessário integrar os diferentes níveis de ensino em busca do conhecimento”, afirmou a secretária Lúcia Madruga.

“É necessária a preocupação com a qualidade de vida das pessoas e isso passa pela mudança de comportamento e de atitudes individuais para melhorar nosso ambiente”, complementou a secretária Sandra Rebelato.

Durante todo o dia, os presentes participarão de palestras e rodas de conversas, dentre elas as “Concepções e metodologias de Educação Ambiental”, coordenada pelo professor PhD Genebaldo Freire Dias; bem como oficinas de resíduos sólidos, elaboração de projetos de Educação Socioambiental e Mesa Redonda que aborda as ferramentas no ensino de Educação Ambiental.

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial