Notícias

24/09/2018 25/09/2018 10h31m

Ação Integrada de Saúde em áreas indígenas iniciou nesta segunda-feira em Santa Maria


Atividades para prevenir doenças e trazer qualidade de vida para populações indígenas (Foto: João Alves)

Atividade ocorre até sexta-feira, com o objetivo de prevenir e promover Saúde nas duas áreas indígenas do Município

A partir desta segunda-feira (24) até a sexta-feira (28) as duas áreas indígenas do Município – a Guarani e a Kaigang – recebem a “Ação Integrada Polo Base Passo Fundo”, com o intuito de prevenir doenças e trazer qualidade de vida às populações indígenas. A ação foi organizada pela Secretaria Especial da Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde, em parceria com a Prefeitura de Santa Maria.

Diferentes atividades serão realizadas com o objetivo de conscientizar a população indígena sobre temas importantes da Saúde Básica, além de receberem esclarecimentos e orientações. A primeira comunidade indígena atendida foi a Aldeia Indígena Guaviraty (Guarani), que tem cerca de 80 pessoas e está localizada no Distrito Industrial de Santa Maria. A partir de quarta-feira (26), os atendimentos serão na aldeia Kety Jui Teyti (Kaigang). As atividades são desenvolvidas pela Equipe Polo de Passo Fundo, que conta com oito profissionais (entre eles três enfermeiras, médica, dentista, auxiliar de saúde bucal, fisioterapeuta e nutricionista), além da equipe da Unidade Móvel de Saúde do Município. As ações tratam desde a Saúde da criança, da mulher, do idoso, dos doentes crônicos até ações recreativas com toda a comunidade.

“Ações como esta colaboram com o Município em termos de prevenção, promoção à Saúde e diminuição dos agravos dessa população indígena. A Secretaria do Município de Saúde participa dessas ações e também de atividades de prevenção com a Unidade Móvel, que trabalha junto com a SESAI nas imunizações, nas ações de Saúde Bucal, nos atendimentos e no acompanhamento de todo crescimento e desenvolvimento das crianças”, destacou a secretária adjunta de Saúde do Município, Eliane Scortegagna Socal.

A Ação Integrada visa à troca de serviços de Educação, Saúde e atendimento odontológico para melhor atender à população indígena. A partir dos 11 anos de idade, as crianças já recebem orientações de autocuidado sobre métodos contraceptivos, saúde sexual, além de terem acesso à realização de testes rápidos de Hepatite B e C, HIV e Sífilis.

 “Essa é a primeira atividade de integração da SESAI em Santa Maria. É muito gratificante para nós, enquanto profissionais, promover a Saúde dessa população e tratar da qualidade de vida dos indígenas, que muitas vezes são desassistidos”, destacou a supervisora da SESAI Polo Base Passo Fundo, Verônica Cordeiro Machado.

Nesta segunda-feira, a primeira atividade foi a palestra sobre a importância da prevenção ao suicídio indígena. Nesta terça-feira (25), as atividades seguem na Aldeia Indígena Guaviraty, com ações a partir das 8h30min. Serão oferecidos atendimentos a meninas maiores de 11 anos, além de palestras de orientação. À tarde, os atendimentos são para meninas até os 10 anos de idade. Na quarta-feira (26) pela manhã, os meninos e homens da aldeia serão atendidos.

Já à tarde, a equipe de trabalho irá para a aldeia Kety Jui Teyti, onde serão realizadas as mesmas atividades até a sexta-feira.

 

Texto: acadêmica de Jornalismo Julia Trombini
Edição: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Alves
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial