Notícias

18/09/2018 18/09/2018 17h25m

Blitz educativa abre a programação da Semana Nacional do Trânsito em Santa Maria


 Primeira atividade da Semana Nacional do Trânsito foi realizada na Avenida Medianeira (Foto: João Alves)

Ações de conscientização voltadas a motoristas e pedestres ocorrem até dia 25 de setembro

 

Na manhã desta terça-feira (18), uma blitz educativa marcou o início das atividades programadas pela Prefeitura de Santa Maria para a Semana Nacional do Trânsito. Durante a ação, realizada na Avenida Medianeira, em frente à Basílica, agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana e do programa Educa Trânsito, distribuíram folhetos educativos e conversaram com os motoristas e motociclistas com o objetivo de conscientizar sobre direção defensiva e segurança no trânsito.

“As equipes da Secretaria de Mobilidade e, principalmente, do programa Educa Trânsito, estão envolvidas efetivamente na realização da Semana Nacional de Trânsito. Também contamos com a parceria fundamental do Sest Senat, da Brigada Militar, da Polícia Rodoviária Federal, dos Centros de Formação de Condutores. Todas estas pessoas e entidades estão comprometidas nesse importante trabalho de prevenção e de educação para o trânsito”, afirmou o secretário de Mobilidade Urbana, João Ricardo Vargas, o Coronel Vargas.

Os materiais distribuídos aos motoristas tratavam sobre os riscos da utilização do telefone celular enquanto conduz o veículo, o uso correto do cinto de segurança e a travessia na faixa de segurança. Para o analista e comerciante Gustavo Ramos, ações semelhantes devem sempre fazer parte da rotina da cidade.

“É uma forma de conscientização muito importante, pois relembra a nós, motoristas, que no trânsito, nunca estamos sozinhos. Precisamos estar atentos a tudo, inclusive aos pedestres. Eu presencio imprudência no trânsito todos os dias, por isso, ações como essa blitz são muito positivas”, afirmou o condutor.

A Semana Nacional de Trânsito segue até 25 de setembro. Este ano, o tema definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é “Nós Somos o Trânsito”. O slogan vai nortear as atividades ações de conscientização em diferentes pontos da cidade. Confira a programação nos próximos dias.

 

Quarta-feira (19)
Blitz educativa “Nós Somos o Trânsito”
Local: Posto da Polícia Rodoviária Federal (BR 158 – KM 319)
Horário: 14h às 18h

Sábado (22)
Oficina Educa Trânsito
Local: Monet Plaza Shopping
Horário: das 14h às 18h

Segunda-feira (24)
Blitz educativa “Nós Somos o Trânsito”
Local: Nicola Motos (Avenida Nossa Senhora das Dores, nº 100)
Horário: 9h

Terça-feira (25)
Encerramento da Semana Nacional do Trânsito e premiação do Concurso Cultural “Nós Somos o Trânsito”
Local: Salão de Atos da Universidade Franciscana (Rua Silva Jardim, nº 1175 – Prédio 13)
Horário: 9h

* Em caso de chuva, as atividades realizadas ao ar livre serão suspensas.

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial