Notícias

18/09/2018 19/09/2018 15h01m

Prefeitura promove roda de conversa sobre HIV/ Aids em escola estadual destinada a estudantes surdos


Atividade integrou alunos e a equipe da Prefeitura (Foto: João Vilnei)

Atividade faz parte do Programa Saúde na Escola e abordou temas como Infecções Sexualmente Transmissíveis, gênero e sexualidade

Dando continuidade às ações do Programa Saúde na Escola (PSE), a Prefeitura de Santa Maria promoveu, na manhã desta terça-feira (18), uma roda de conversa com os estudantes da Escola Estadual Dr. Reinaldo Fernando Cóser, que atua na educação de alunos surdos, da Educação Infantil ao Ensino Médio. A instituição é a única no Município que é exclusiva para alunos com deficiência auditiva e tem como filosofia uma proposta de educação bilíngue: a língua de sinais como primeira língua e a língua portuguesa, na modalidade escrita, como segunda.

A roda de conversa foi um trabalho conjunto realizado pela Estratégia Saúde da Família (ESF) Oneyde de Carvalho em parceria com a equipe da Política HIV/Aids, IST’s e Hepatites Virais do Município. A troca de experiências e informações entre os estudantes e a equipe se deu por intermédio das professoras da escola, que faziam a tradução simultânea da língua de sinais para o português, e vice-versa. Durante a atividade, foram abordados temas como Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), gênero e sexualidade. A ESF Oneyde de Carvalho desenvolve atividades do PSE na escola Reinaldo Coser há cerca de dois anos. 

“Ao escutar a vivência deles, tirar dúvidas e levar informações estamos também falando sobre prevenção”, ressalta a coordenadora de Política HIV/AIDS, Daiane de Magalhães Tolentino, que participou da ação junto com a equipe da Unidade de Saúde, entre elas a agente comunitária Magda Dal Ri e acadêmicos de Enfermagem. 

“A língua é o que nos faz ter uma relação com o mundo. Nós aqui da escola defendemos uma instituição para surdos, pois trabalhamos todos os conteúdos em libras, na língua deles” acrescenta a professora de Ciências e Biologia, Eliane Lobler.

A atividade na Escola Reinaldo Fernando Cóser fez parte de diversas atividades que vêm sendo desenvolvidas mensalmente nas escolas municipais e estaduais do município.

“Essa foi a primeira vez que o projeto chega a uma escola como essa, os adolescentes surdos, assim como qualquer outro adolescente, precisam ter informações sobre IST’s e sobre sexualidade”, destaca a Residente Multiprofissional em Saúde, Maitê Grassel.

Durante a atividade, os estudantes se mostraram muito interessados e interagiram com a equipe. Ao final da roda de conversa, os alunos confeccionaram cartazes informando aos outros estudantes da escola sobre o que foi discutido na oportunidade.

 

Texto: Acadêmica de Jornalismo Cristina Haas
Edição: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial