Inicial > Notícias > Sétima edição Sorria Santa Maria...

Notícias

15/09/2018 15/09/2018 20h04m

Sétima edição Sorria Santa Maria realizou 161 procedimentos odontológicos gratuitos neste sábado


Além dos tratamentos agendados, pacientes que compareceram espontaneamente ao mutirão também foram atendidos 

Dos 64 pacientes agendados para receberem atendimento no projeto "Sorria Santa Maria", 55 compareceram ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) neste sábado (15). Durante a manhã e tarde, 161 procedimentos foram realizados, sendo que a raspagem de tártaro - 44 no total - foi a ação mais realizada pelos servidores da Secretaria de Saúde e pelos acadêmicos do curso de Odontologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 

No início dos atendimentos, o prefeito Jorge Pozzobom, o vice-prefeito Sergio Cechin e a secretária de Saúde, Liliane Mello, estiveram no CEO, localizado na Avenida Borges de Medeiros. Como de costume, o chefe do Executivo fez questão de visitar os ambulatórios, cumprimentar os pacientes e as equipes, grande parte atuando de forma voluntária no mutirão odontológico promovido pela Prefeitura.

"É sempre muito reconfortante acompanhar o trabalho de vocês em cada edição desse projeto que está resgatando a auto-estima das pessoas, oferecendo cuidados bucais, atenção e carinho. Vocês têm a nossa admiração por isso", destacou Pozzobom.

Apesar de nem todos os pacientes agendados para este sábado terem comparecido ao CEO, a avaliação desta edição - a sétima realizada este ano - foi positiva. De acordo com a coordenadora da Política de Saúde Bucal do Município, Patrícia Campagnol, as faltas podem ser justificadas pelo tempo instável e chuvoso. 

"Onze pacientes faltaram hoje. Mas, mesmo assim, nossas equipes se sentiram recompensadas, pois conseguimos atender outras cinco pessoas que nos procuraram de forma espontânea. Também conseguimos realizar procedimentos em duas crianças especiais que estiveram aqui procurando atendimento", explicou a coordenadora.

Além dos procedimentos de Saúde Bucal, o Sorria Santa Maria deste sábado também contou com a presença da Unidade Móvel de Saúde, estacionada em frente ao CEO. No consultório volante foi possível aferir a pressão arterial, realizar testes de glicemia e receber orientações gerais sobre Saúde. Outra iniciativa que chamou a atenção dos usuários durante esta edição foi a participação na campanha Setembro Amarelo, voltada a prevenção do suicídio. Quem chegava ao Centro de Especialidades Odontológicas pode contar com informações sobre Saúde Mental e sobre a valorização da vida.

SECRETÁRIA DE SAÚDE REFORÇA A IMPORTÂNCIA DOS CUIDADOS BUCAIS DURANTE A GESTAÇÃO
A secretária de Saúde, Liliane Mello, comentou que a procura de gestantes nesta edição do Sorria Santa Maria foi baixa, apesar de toda a orientação transmitida às mulheres durante os exames com os obstetras. De acordo com o relatório final do projeto neste sábado, apenas duas gestantes compareceram. 

"O acompanhamento odontológico das mulheres grávidas é muito importante durante o pré-natal. A saúde bucal da mãe influencia diretamente na saúde do bebê. Algumas mulheres podem ter um parto prematuro ou as crianças podem nascer com peso abaixo do ideal. A supervisão de um dentista é capaz de garantir uma gravidez mais tranquila”, justifica Liliane. 

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial