Notícias

12/09/2018 12/09/2018 18h03m

Santa Maria é a cidade do Rio Grande do Sul que mais teve escolas certificadas pela Unesco em 2018


Professores e equipe da Secretaria de Educação está em Salvador para receberem os certificados (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Oito escolas da cidade receberam, nesta edição do Encontro Nacional da Rede PEA-Unesco, o selo internacional da organização

 

O Governo do prefeito Jorge Pozzobom e do vice-prefeito Sergio Cechin tem investido fortemente, desde o início da Gestão, na área da Educação. A contratação de 217 professores no início do ano e a realização do II Encontro Nacional de Treinamento e Formação de Professores e Tutores de Comunidades de Aprendizagem Colaborativa, no ano passado, trouxeram importantes resultados para as escolas da cidade. A comprovação desta determinação pôde ser vista nesta quarta-feira (12), quando oito instituições de Santa Maria receberam o certificado internacional do Programa das Escolas Associadas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (PEA-Unesco).

Foram certificadas as escolas municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Perpétuo Socorro, José Paim de Oliveira, Altina Teixeira, Pão dos Pobres, Vicente Farencena, Chácara das Flores e Intendente Manoel Ribas, além da Escola Santa Catarina. Para ganhar o selo, as escolas passaram por longos processos de avaliação e tiveram que comprovar, em nível nacional e internacional, que seus projetos cumprem com os quatro eixos temáticos da PEA-Unesco: Problemas mundiais, sustentabilidade, cultura de paz e intercâmbio cultural.

As oito escolas, sendo sete da Rede Municipal de Ensino e uma da Rede Privada, receberam o selo durante o Encontro Nacional da Rede PEA-Unesco 2018, realizado em Salvador, na Bahia. Devido à expressiva quantidade de escolas certificadas pela Unesco em 2018, Santa Maria se tornou a cidade gaúcha com maior número de instituições que recebeu o selo internacional nesta edição. No ano passado, a Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Borges de Medeiros foi a primeira instituição da cidade a receber o certificado.

O êxito das escolas e da Prefeitura Municipal é um grande marco para Santa Maria, que, a partir das certificações e de outras conquistas já obtidas por meio da Secretaria de Educação, coloca a cidade Coração do Rio Grande em um novo patamar.

“É emocionante receber estas certificações, pois mostra o trabalho das escolas e o reconhecimento merecido de professores e alunos da nossa Rede Municipal”, disse a secretária de Educação, Lúcia Madruga, que também está em Salvador.

O PEA-Unesco conta com 583 escolas associadas em 181 países de todos os continentes. Neste ano, 16 escolas do Rio Grande do Sul foram certificadas, sendo que oito delas são de Santa Maria.

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: Divulgação/Prefeitura
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial