Notícias

15/08/2018

Em alusão ao Agosto Dourado, seminário integrado trabalha para o incentivo do aleitamento materno


Evento contou com mais de 400 inscritos (Foto: Deise Fachin)

Atividade ocorre ao longo desta quarta-feira na UFN e reúne estudantes e profissionais da Saúde e áreas afins

A exemplo do Setembro Amarelo, que é de prevenção ao suicídio, e do Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, agosto também tem uma cor e um significado especial. Mundialmente, instituiu-se o Agosto Dourado, mês de incentivo ao aleitamento materno. Diversas ações são programadas ao longo do período para incentivar a prática e dar visibilidade ao tema.

Em Santa Maria, nesta quarta-feira (15), profissionais e estudantes da área da Saúde e afins estão reunidos para discutir o tema durante o I Seminário Integrado de Aleitamento Materno – Alimentação é a Base da Vida. Com mais de 400 inscritos, o evento ocorre no Salão de Atos da Universidade Franciscana (UFN), com palestras, mesa redonda, oficinas e uma Mostra de Experiências de Equipes de Saúde.

O evento reúne profissionais de Santa Maria, Faxinal do Soturno, Toropi, Itaara e São Sepé, com o objetivo de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno por meio da construção de alianças sem conflitos de interesses, para fortalecer as políticas e programas de aleitamento materno.

“A amamentação é um ato natural. As mulheres sempre amamentaram, mas ao longo dos anos tivemos perdas nesse processo. A amamentação é uma fonte de afeto, além de ser uma proteção para a mãe e o bebê com relação às doenças. É prevenção e promoção de Saúde, por isso, esse ato precisa ser resgatado, incentivado e praticado”, defendeu a secretária de Saúde de Santa Maria, Liliane Mello Duarte, que participou da mesa de abertura.

Conforme a professora do curso de Nutrição da UFN, Camila Lehnhart Vargas, integrante da Comissão Organizadora, o evento é totalmente gratuito e abordará, pela manhã, durante as palestras, painéis e mesas redonda, os seguintes temas: “Aleitamento materno: o alicerce da boa saúde ao longo da vida”; “Contribuições das equipes de Saúde, da família e da sociedade no sucesso do aleitamento materno”; “Hora dourada”; “Aleitamento materno para o bebê prematuro”; “Manejo para o aleitamento materno”.

Paralelamente, ocorre a Mostra de Experiência em aleitamento materno das equipes de Saúde da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS) e, à tarde, estão previstas cinco oficinas com os temas “A prática da hora de ouro”; “Prevenção e manejo de intercorrências mamárias”; “Técnica Japonesa na ordenha mamária”; “Aconselhamento em aleitamento materno”; e “Retorno ao trabalho e manutenção da amamentação”.

BENEFÍCIOS À SAÚDE

“O aleitamento materno é considerado o ‘Padrão Ouro’. É recomendado e deve ser incentivado. Queremos criar essa rede de apoio à mulher, mostrar que esse é um processo natural, que traz benefícios para a Saúde infantil”, destacou Camila.

“O Ministério da Saúde preconiza o aleitamento exclusivo até os seis meses e complementado até os dois anos. Estudos mostram que a amamentação melhora a qualidade de vida e reduz doenças para as crianças. Os profissionais de Saúde, em especial os da rede, são a peça-chave para trabalhar esse incentivo junto às famílias, por isso a importância deste evento”, complementou a coordenadora da Política de Saúde da Mulher e da Criança do Município, Fernanda Fettermann.

NO SÁBADO, MAMAÇO DARÁ VISIBILIDADE AO TEMA

Além do seminário integrado, em Santa Maria, o “Mamaço” é outra atividade que marcará o Agosto Dourado. A atividade ocorre no sábado (18), no Centro Desportivo Municipal (CDM), das 13h30min às 16h. No local, além da ação que busca incentivar o aleitamento materno, também haverá sorteio de brindes, área de recreação e orientações com profissionais da Saúde.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial