Inicial > Notícias > Educadores das redes públicas concluem formação...

Notícias

08/08/2018 08/08/2018 21h04m

Educadores das redes públicas concluem formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa


Conclusão da formação ocorreu no auditório do Colégio Marista Santa Maria (Foto: João Alves)

Professores do bloco pedagógico participaram da formação nos últimos meses

 

Professores da Rede Municipal e Estadual de Ensino concluíram, na tarde desta quarta-feira (08), a Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) 2017/2018. Cerca de 80 docentes participaram da capacitação, iniciada em março deste ano. O encerramento ocorreu no auditório do Colégio Marista Santa Maria, no Bairro Centro.

Na ocasião, os professores do bloco pedagógico (1º ao 3º ano), da pré-escola, articuladores do programa Novo Mais Educação, coordenadores pedagógicos e gestores das escolas participaram da conclusão da formação e aproveitaram para falar sobre suas experiências e contribuições. 

"Uma das principais contribuições do PNAIC é a possibilidade de socialização entre os colegas. Experimentamos o planejamento de ações e a prática compartilhada dos conhecimentos. Esta formação atende as necessidades de cada um dentro de sala de aula", afirmou a secretária adjunta de Educação, Maria Goretti Rocha Farias. 

A superintendente pedagógica da Secretaria de Educação, Gisele Bauer, destacou valores adquiridos durante o processo de formação dos docentes, até o encerramento do programa. Gisele falou sobre o fortalecimento da Rede Municipal de Ensino e a formação de uma identidade própria, citando valores e sentimentos que marcaram a trajetória do grupo durante o PNAIC. Ao final da fala, a superintendente fez uma provocação ao grupo.

"Construção, troca, autoria, união, responsabilidade, resiliência, comprometimento, espirito de cooperação e amor são só alguns exemplos. Na esfera federal, o programa não vai continuar em 2019. Mas, quem sabe, poderemos continuar com nosso aprendizado aqui no Município. Quem sabe não temos aqui, hoje a semente de um PNAIC Municipal?", sugeriu Gisele. 

A coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Cláudia Bassoaldo, reforçou a opinião da superintendente Gisele Bauer, explicando que a Formação do PNAIC – do Governo Federal – encerrou nesta quarta-feira, mas, no próximo ano, a Secretaria de Educação pretende dar prosseguimento,no âmbito municipal, aos educadores da Rede Municipal de Ensino.

“Queremos realizar uma formação continuada aos professores para que continuem se aperfeiçoando e engrandecendo, cada vez mais, os nossos estudantes”, finalizou a coordenadora.

Depois da abertura do evento, os educadores abriam espaço para depoimentos sobre os aprendizados adquiridos durante a participação no programa. Os presentes também puderam conferir, em exposição no auditório, uma mostra de trabalhos coordenados pelos formadores. 

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265) com a colaboração de Maurício Araújo (Mtb 17.781)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial