Notícias

08/08/2018 08/08/2018 17h19m

Equipe da Prefeitura percorre o Interior para vacinar crianças contra o Sarampo e a Poliomielite


Público-alvo da campanha são crianças com idade entre um ano e quatro anos, 11 meses e 29 dias (Foto: Deise Fachin)

Cronograma especial foi montado para atender às comunidades dos distritos de Santa Maria 

Desde segunda feira (06), os responsáveis por crianças com idade entre um ano e quatro anos, 11 meses e 29 dias devem procurar as Unidades de Saúde do Município para receber as vacinas contra o Sarampo e a Poliomielite. Uma campanha nacional ocorre até o dia 31 de agosto, para intensificar a imunização contra as doenças nessa faixa etária.

Além de organizar horários especiais de vacinação nos postos de Saúde, a Prefeitura de Santa Maria também montou um cronograma especial para atender às comunidades dos distritos da cidade. A vacinação no Interior iniciou na terça-feira (07), pelo Distrito de Passo do Verde. Já nesta quarta-feira (08), foi a vez do Distrito de São Valentim receber a equipe de enfermeiros do Município.

O agricultor Cristiano de Medeiros, 31 anos, e a esposa, a dona de casa Lauren de Medeiros, 26, levaram o pequeno Pedro Henrique, de um ano e quatro meses, para vacinar contra a Poliomielite. Na oportunidade, o pequeno também recebeu as vacinas contra a tríplice viral e a varicela, garantindo ainda mais proteção. 

"A gente costuma levar ele para vacinar no Ruben Noal, mas como ouvimos falar na campanha, e ele ainda não tinha tomado essa vacina, resolvemos trazer ele aqui. A gente sempre cuida a carteira de vacina dele, para deixar em dia, porque é importante vacinar", conta a mãe. 

O cronograma de vacinação no Interior contempla os distritos de Passo do Verde, São Valentim, Arroio Grande, Boca do Monte, Palma e Santa Flora. Já os distritos de Arroio do Só, Pains e Santo Antão disponibilizam as doses das vacinas conforme os horários das Salas de Vacina dos locais. Clique aqui para conferir o roteiro completo da vacinação no Interior.

Em Santa Maria, a estimativa é que sejam vacinadas 12.556 crianças. Conforme a campanha, o Município deve atingir, pelo menos, 95% desse número, para garantir uma ampla cobertura. Para receber as doses das vacinas, as comunidades do Interior podem procurar os locais indicados no roteiro. É necessário que os responsáveis levem as Carteiras de Vacinação dos pequenos no momento de realizar a vacinação.

De acordo com a enfermeira Andréa Lenz, responsável pelo Setor de Imunizações da Prefeitura, é fundamental que todas as crianças da faixa etária da campanha compareçam aos postos de Saúde, para que seja avaliada a situação vacinal e para que receba uma dose adicional das vacinas, se for necessário.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial