Notícias

19/07/2018 19/07/2018 18h21m

Para evitar alagamentos, Prefeitura intensifica limpeza de redes pluviais em Santa Maria


Com o auxílio de uma retroescavadeira, foi retirada grande quantidade de lixo doméstico na Rua  Anselmo Saldanha Zoch  (Foto: João Alves)

Obstrução de caixas coletoras com lixo doméstico é uma das maiores causas de transtornos em dias de chuva

 

Em um trabalho de prevenção contra alagamentos em áreas públicas, a Prefeitura de Santa Maria promoveu mutirões de limpeza, nesta quinta-feira (19), em dois pontos da cidade. A força-tarefa, realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e de Infraestrutura e Serviços Públicos, buscou desobstruir tubulações e caixas coletoras de água pluvial, na tentativa de minimizar problemas causados pela chuva.

No Bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, servidores da Secretaria de Meio Ambiente retiraram resíduos jogados em via pública. Em um trecho da Rua Anselmo Saldanha Zoch foram encontradas roupas, restos vegetais provenientes de podas, plásticos e outros tipos de resíduos secos.

“Este local é ponto de destinação irregular de lixo e recebemos reclamações constantes. Inclusive, os focos de resíduos estavam prejudicando a mobilidade no local. A Prefeitura procura atender as demandas, mas também gostaríamos de contar com o apoio da população do entorno para cuidar as áreas públicas e para dar destinação adequada ao lixo produzido”, destacou a secretária de Meio Ambiente, Sandra Rebelato.

A titular da pasta lembrou que nas proximidades existem cursos hídricos e, com o lixo acumulado em dias de chuva mais intensa, esses córregos acabam transbordando e gerando transtornos à população.

Outro ponto da cidade que recebeu atenção da Prefeitura nesta quinta foi a Avenida Liberdade, no Bairro Patronato. No local, equipes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos utilizaram jatos de água de alta pressão para desobstruir as caixas coletoras e a rede pluvial. Além do hidrojateamento, os servidores também fizeram a limpeza manual das caixas em toda a extensão da via.

“A Avenida Liberdade apresenta pontos de alagamento que estão sendo constantemente monitorados pela Prefeitura. Mas, infelizmente, a cada ação de limpeza, retiramos grande quantidade de lixo doméstico e de bens inservíveis deste local”, afirmou o secretário de Infraestrutura, Paulo Roberto de Almeida Rosa.

De acordo com o cronograma da pasta, os serviços de limpeza e desobstrução das redes pluviais estão ocorrendo em diferentes bairros e serão executados sistematicamente, de acordo com as condições climáticas.

 

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial